ESP/CE inova e oferece aos trabalhadores do SUS especialização Pós-Técnico

28 de outubro de 2014 - 12:47

 
 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) realizou nesta quarta-feira, 22 de outubro de 2014, a aula inaugural dos três Cursos Pós-Técnicos: Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso e Urgência e Emergência.
É a primeira vez que a ESP/CE oferece curso de especialização Pós-Técnico. Essa mobilização veio com a necessidade de especializar os trabalhadores de nível médio, que já cursaram um curso técnico da saúde para atender, com mais qualidade, a população que busca os serviços do Sistema Único de Saúde.
Os cursos tem carga horária de 380 horas – 300 teórico/prática e 80 horas de estágio supervisionado, que acontecerá no final do último módulo, em uma rede de serviço de saúde do Estado do Ceará. As turmas estão compostas de 30 alunos, trabalhadores do SUS, todos técnicos em Enfermagem.
“Hoje é um dia de reconhecimento da Escola a vocês, trabalhadores, que se mobilizaram e se animaram para fazer mais um processo formativo e disseram: eu quero aprender mais e quero fazer melhor meu trabalho para atender melhor a população que procura o SUS”, comenta a Diretora de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto.
 

 
 
 
“Quando saiu a inscrição coloquei meu nome e pensei, se for da vontade do Senhor vai dá certo e serei selecionada para participar. Eu e as meninas que trabalham comigo nos empolgamos muito e graças a Deus deu certo. É muito gratificante saber que existe um órgão, como a ESP/CE, que investe na saúde e nos trabalhadores do SUS”, fala a aluna do Curso de Especialização Pós-Técnico em Saúde do Trabalhador, Ane Carolina Araújo.
 
 
 
 
 
 
Estiveram presentes na aula inaugural o Coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Dr. Alex Mont’alverne; a Diretora de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Ondina Canuto; a Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Professora Ada Pimentel; Ana Bessa, técnica do Conselho Estadual de Educação, responsável pelos processos de autorização de cursos da área de Educação profissional; a representante do Núcleo da saúde do idoso da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Dra. Dagmar Soares; a Supervisora do NUVEM/SESA, Fabíola de Lima Gonçalves, dentre outros gestores dos serviços da Rede SESA.
Para participar os interessados tiveram que cumprir alguns requisitos, como: Ter idade mínima de 18 anos; ser profissional técnico de nível médio e ser profissional de saúde atuante nos serviços de saúde do SUS que guardam relação com as áreas especializadas das formações Pós-Técnicas.
Saiba mais sobre o Curso Pós-Técnico:
Os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio destinam-se aos trabalhadores que concluíram cursos técnicos, e buscam formar  especialistas em setores específicos nas atividades profissionais. Estão previstos na Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional técnica de nível médio e na Resolução 413/2006 do Conselho de Educação do Ceará.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br