Curso aborda os perigos dos agrotóxicos

13 de outubro de 2014 - 06:10

Qua, 15 de Outubro de 2014 09:57 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Coprom/Sesa), através do Núcleo de Vigilância Ambiental (Nuvam), promoverá o I Curso de Vigilância em Saúde de Populações expostas a Agrotóxicos destinados aos profissionais de nível médio ou superior que atuam nos Serviços de Vigilância Ambiental nos municípios e CRES. A atividade acontecerá do dia 20 a 24 de outubro, na ESP/CE com carga horária de 40 horas.
Na primeira edição do curso, está sendo ofertada uma vaga para cada uma das seguintes CRES: 1ª – Fortaleza, 2ª – Caucaia; 3ª – Maracanaú, 4ª – Baturité, 5ª – Canindé, 6ª – Itapipoca; 7ª – Aracati, 8ª – Quixadá, 9ª – Russas, 10ª – Limoeiro do Norte; 11ª – Sobral e para os municípios especificados na lista (clique aqui).
O curso tem o objetivo de contribuir para a construção de conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que possibilitem a utilização e aplicação de medidas ou ações para a prevenção e/ou diminuição dos fatores de riscos à saúde humana e ao ambiente associados ao uso dos agrotóxicos.
Para a priorização dos municípios, utilizou-se os critérios sugeridos pelo Ministério da Saúde, baseados em ranking agrícola e situação de criticidade/vulnerabilidade quanto ao uso de agrotóxicos, considerando que desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo e, só em 2010, utilizou mais de 800 milhões de litros em suas lavouras. Segundo, os estudos científicos cada brasileiro ingere 5,2 litros de agrotóxicos por ano.
Mais informações pelo telefone (85) 3101.1407, com a coordenação do curso.
Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)