ESP/CE recebe Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

30 de setembro de 2014 - 17:51

Ter, 29 de Setembro de 2014 16:00
 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu na tarde da última segunda-feira, 29 de setembro, o primeiro momento presencial do Curso Internacional de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.  O curso é uma realização da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), por meio de sua Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP-FIOCRUZ), da Coordenação do Curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.
O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente, essenciais na prestação de cuidados em saúde. 
 
  
 
“A Fiocruz privilegia a metodologia ensino-aprendizagem a onde o aluno é protagonista do seu aprendizado. São 12 meses de curso e temos como alunos médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais que atuam na área da saúde e segurança dentro das instituições de saúde. O curso também é uma estratégia para fortalecer o Plano Nacional de Saúde e Segurança do Paciente” explica uma das tutoras, Lídia Guedes. 
 
 
Foram ofertadas 1mil e 40 vagas para todo o país e ao todo, foram compostas 50 turmas, com 20 alunos cada, sendo ainda 40 em Portugual. Com uma carga horária de 408 horas, sendo 368 horas realizadas a distância e 40 horas de forma presencial.
 
 
Saiba mais 
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançaram no dia 01/04 o Programa Nacional de Segurança do Paciente, formalizado por meio da portaria MS/GM Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013.
O objetivo do programa é promover melhorias relacionadas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.  Uma das principais ações será a obrigatoriedade de que os hospitais e serviços de saúde implantem um Núcleo de Segurança do Paciente. O Núcleo, que deverá entrar em funcionamento em 120 dias a partir da aprovação da norma, será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas. Também passará a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência à saúde.
Assessoria de Comunicação e Marketing  da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)