Alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde visitam o Centro de Controle em Zoonoses

29 de setembro de 2014 - 10:50

 
 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), proporcionou, para os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde de Quixadá,  uma visita técnica à Coordenação de Vigilância em Saúde e Centro de Controle em Zoonose (CCZ).
“Essas parcerias contribuirão para a melhoria da formação dos alunos, bem como na qualidade dos serviços em Vigilância em Saúde, por meio de uma formação contextualizada e reflexiva, baseada em competências”. Falou Jadson Franco, supervisor do Curso Técnico de Vigilância em Saúde do Sertão Central. 
A visita teve como objetivos identificar os componentes do processo de Trabalho em Vigilância em Saúde e ampliar o debate sobre o sistema nacional. 
“O CCZ é voltado para a população animal da nossa cidade e cidades vizinhas, com controle de vetores e doenças, que são transmitidas do animal para o homem, como a raiva e o calazar. É ai que o Técnico entra, educando junto a população, passando orientações sobre a vacinação desses animais”. Explicou João Ribeiro Lobo,  aluno do Curso Técnico em Vigilância e Saúde, no Sertão Central, e servidor do Centro de Controle em Zoonose, da Secretaria de Saúde do Ceará, em Quixadá.
Essa visita faz parte das atividades que foram planejadas para a Unidade Didática sobre Politicas e Programas da Vigilância em Saúde. 
Saiba mais sobre o Centro de Controle em Zoonoses:
O Centro de Controle de Zoonoses planeja, administra e executa programas de monitoramento e controle de espécies animais urbanas, visando a combater as doenças transmitidas de animais ao homem, desenvolvendo atividades de Vigilância e controle ambiental. 
Saiba mais sobre o Curso Técnico de Vigilância em Saúde no Sertão Central:
O Curso é voltado para os profissionais de nível médio, que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas secretarias municipais nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Possui duas turmas na região, sediadas em Quixadá e Senador Pompeu, abrangendo os alunos dos municípios vizinhos, como: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã. As aulas iniciaram em janeiro de 2014.