Alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde de Quixadá participam da Oficina de Promoção da Equidade do SUS

3 de setembro de 2014 - 13:52

Os alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde do Sertão Central, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), participaram da oficina “Promoção da Equidade do SUS”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, em Quixadá. Mais uma atividade da Unidade Didática “Processos de Trabalho em Vigilância”.
Com o objetivo de gerar nos alunos/profissionais uma reflexão sobre os princípios do SUS, com destaque à promoção da Equidade nas práticas de saúde, a oficina, reuniu mais de 400 profissionais entre Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Enfermeiros, Educadores, Técnicos e Gestores das diversas áreas da Região do Sertão Central.
“O curso foi muito bom para reforçar a importância do SUS. Além disso, pude perceber quanto os ACS (Agente Comunitário de Saúde) são unidos e como se ajudam. Percebi, também, a dimensão do trabalho deles”, comentou Cristiane Lima, da Atenção Básica e aluna do Curso Técnico em Vigilância em Saúde.
Foram abordados diversos temas, como: Equidade em Saúde; O SUS no Ceará; Saúde integral da população negra, quilombola e comunidades tradicionais de terreiro; Saúde integral da população LGBT; Saúde integral da população do campo, da floresta e águas; Saúde da população em situação de rua; Populações nômades e itinerantes e Integralidade; Equidade e participação social.
“A oficina proporcionou uma reflexão prática da atuação do Profissional Técnico em Vigilância em Saúde, no que se insere a concepção da justiça social, nas quais as iniquidades em saúde possam ser tratadas, além das desigualdades e diferenças culturais e étnicas entre os diversos grupos. Identificando se a real necessidade de implementar ações de promoção da equidade, através do que hoje a Diretoria de Educação Profissional tão bem vem executando a saber a Educação em Saúde, onde a formação e a mobilização de trabalhadores do SUS os fazem protagonistas de mudanças reais”, explica Jadson Franco, Supervisor do Curso Técnico em Vigilância em Saúde no Sertão Central.

Promoção da Equidade do SUS:
Para combater as desigualdades, o Ministério da Saúde e as demais esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm implementando as políticas de promoção da equidade, com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades, a que certos grupos populacionais estão mais expostos, que resultam de determinantes sociais da saúde, como: níveis de escolaridade e de renda; condições de habitação; acesso à água e ao saneamento; segurança alimentar e nutricional; participação da política local; os conflitos interculturais e preconceitos com o racismo; as homofobias e o machismo, entre outros.
Saiba mais sobre o Curso Técnico de Vigilância em Saúde do Sertão Central:
É realizado nas cidades de Senador Pompeu e Quixadá, mas abrange os alunos dos municípios vizinhos, como: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã.
As aulas iniciaram em janeiro de 2014 e essa formação é voltada aos profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas Secretarias Municipais e trabalhadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)