Curso Técnico de Vigilância em Saúde realiza simulado em Quixadá

26 de agosto de 2014 - 13:07

 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação em Saúde (Dieps), promoveu uma simulação de acidente de moto, referente à Unidade Didática de Primeiros Socorros, para os 25 alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, do Sertão Central.
O objetivo dessa atividade foi sensibilizar e conscientizar os alunos e a população quanto à importância da educação para o trânsito e o uso de capacete como medida de segurança.
“Nas atividades de construção da aprendizagem, muito do que os alunos/profissionais vivenciam é trazido como elemento fundamental para transformação das práticas de saúde e da organização. Nesse contexto, identificou-se, nas discussões em sala, o alto índice de registros e notificações a cerca de acidentes de trânsito e foi levantada a discussão quanto à importância da educação para o trânsito e, consequentemente, a conscientização. Assim, viu-se que na Unidade Didática sobre Primeiros Socorros uma oportunidade de aplicar a competência em desenvolvimento pelos alunos/trabalhadores,  quanto à temática de Suporte Básico de Vida. Percebeu-se a oportunidade de desenvolver educação em saúde por meio de ações práticas”. Contou Jadson Franco, Supervisor do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, do Sertão Central.
 
 
 
 “Nesse simulado, nós nos aproximamos mais da realidade em que vivemos. Ando muito de moto, mas agora tenho mais consciência dos riscos e dos cuidados que tenho que ter com as pessoas à minha volta, quando estiver em trânsito. Também, colocamos em prática os Primeiros Socorros, em caso de acidente”. Comentou Francisco Wargner de Oliveira, Agente de Endemias de Banabuiú e aluno do Curso Técnico de Vigilância em Saúde.
Essa ação contou com o apoio da Polícia Militar e toda a operação foi orientada pelo Major Maurício Naum, do Corpo de Bombeiros de Quixeramobim.
 
 
Saiba mais sobre o Curso Técnico de Vigilância em Saúde:
Esse Curso é realizado nas cidades de Senador Pompeu e Quixadá, mas abrange os alunos dos municípios vizinhos, como: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Milhã.
As aulas iniciaram em janeiro de 2014 e essa formação é voltada aos profissionais de nível médio que atuam no campo das vigilâncias em saúde, nas Secretarias Municipais e trabalhadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)