Caminhos do Cuidado: Profissionais da Saúde recebem Formação em Saúde Mental

6 de agosto de 2014 - 13:25

 
 
Com o objetivo de qualificar os profissionais da saúde de nível médio, o Ministério da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), oferece aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nas equipes de Saúde da Família, o curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas.

O curso tem duração de 5 semanas, com carga horária de 60 horas, entre aulas presenciais e atividades de dispersão no território.

O projeto conta com 9 orientadores e 116 tutores, que abordam diversos temas, como: política de saúde mental, álcool e outras drogas; a organização da rede de cuidados em saúde; ferramentas dos agentes de saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem no cuidado às pessoas que fazem uso do álcool e outras drogas; a reforma psiquiátrica e a redução de danos.

Até o momento, o projeto atua em 74 municípios do Ceará, com 35 turmas concluídas e 1.400 alunos formados. Há, ainda, 40 turmas em andamento e 1.600 alunos em sala de aula. A meta é formar profissionais em todos os 184 municípios cearenses.

“Esse projeto tem possibilitado aos alunos uma visão mais ampliada sobre as diversas possibilidades de cuidado, acolhimento, escuta em saúde mental, considerando as singularidades dos sujeitos no seu cotidiano, vivenciando, assim, um processo de produção criativa, a partir das realidades e potencialidades de cada território, onde a participação das comunidades é fundamental”, diz a Coordenadora Estadual do Caminhos do Cuidado no Ceará, Rane Félix.


Saiba mais sobre o Projeto
 
O Projeto Caminhos do Cuidado começou a ser desenhado a partir da parceria, formada pelo Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).
 
O mesmo tem o objetivo de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos em Enfermagem, de forma dinâmica, oferecendo estratégias que possibilitam a esses atores da Atenção Básica, trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário, sem excluir sob qualquer pretexto.

No Ceará, a meta é formar 14.505 Agentes Comunitário de Saúde, 1.940 auxiliares e técnicos em Enfermagem entre 2014 e 2015.