Alunos do Curso Técnico em Enfermagem concluem o último módulo do Estágio Supervisionado

1 de agosto de 2014 - 14:28

 

No fim de julho, 140 alunos/trabalhadores do SUS, do Curso Técnico em Enfermagem, oferecido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), concluíram o último módulo do estágio supervisionado.  

 

O curso que é ofertado para auxiliares de enfermagem da rede SESA possui carga horária de 1.200 horas, entre teórico/práticas e de estágio supervisionado, realizado em mais de 20 Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Policlínicas e CAPS, sempre com a supervisão dos enfermeiros de onde acontece o Estágio. 
“O objetivo (do curso) é  contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de Enfermagem por meio de uma formação contextualizada e reflexiva, baseada na fundamentação técnico-científica e na visão ético-política”, diz a Enfermeira e Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Ana Virgínia Evangelista.
Segundo Aparecida Feitosa, estagiária do Hospital César Cals, “esse curso veio aprimorar meu conhecimento. Nós saímos da rotina, do mecanismo do dia-a-dia, pra fazer algo com mais conhecimento dos procedimentos que nós executamos. Nesse período (estágio), nós tivemos a oportunidade de conhecer e vivenciar a saúde do idoso e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). E o que mais me admirou foi o atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), aqui em Fortaleza, e o centro cirúrgico do Hospital César Cals. Eu fiquei encantada, porque de fora nós não temos noção da abrangência do trabalho, da minuciosidade dos procedimentos que são conduzidos pelos profissionais dessas áreas”, conta a aluna. 
Para participar do Curso Técnico em Enfermagem os alunos cumpriram alguns requisitos, como: ser trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS); ter liberação do gestor da instituição de saúde a que é vinculado; ser auxiliar de Enfermagem e ter concluído o Ensino Médio.

 

 

 

Saiba a diferença entre Auxiliar e Técnico em Enfermagem:

 

 

Para exercer a profissão de Auxiliar em Enfermagem, é obrigatório ter concluído o Ensino Fundamental e ter     certificado de auxiliar de Enfermagem, conferido por instituição de ensino, nos termos da lei e registrado no       órgão competente. Suas funções são: prestar cuidados básicos, sem presença de risco e complexidade,           sempre com a supervisão de um enfermeiro. 

 

Já para ser Técnico em Enfermagem, é necessário ter Ensino Médio concluído e curso técnico com carga           horária de 1.800 horas. Suas funções são: cuidar de pacientes semicríticos prestando cuidados de                     enfermagem de média complexidade; administrar medicações e realizar cateterismo por via gastroesofágica ou     nasal, com a supervisão de um enfermeiro. 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE