Curso de Urgência e Emergência capacita profissionais do SUS

14 de julho de 2014 - 10:33

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) dará continuidade, nesta segunda quinzena de julho, ao Curso de Capacitação em Urgência e Emergência. Voltado para profissionais que atuam nos equipamentos de saúde da Rede SUS, o curso acontecerá nas macros regiões de saúde de Fortaleza, Sobral e Cariri. O curso é coordenado pela Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE.

 

De 18 a 20 de julho, o curso será realizado na Macrorregional de Saúde de Fortaleza, no Condomínio Espiritual Uirapurú. No bairro Boa Vista, Castelão. De 19 a 20 de julho, será a vez da Macrorregional de Saúde de Sobral. De 25 a 27 de julho, será a turma da  Macrorregional do Cariri, no Colégio Pequeno Príncipe, no município do Crato.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU 192), e Pré-Hospitalar Fixo dos municípios do Ceará no reconhecimento e prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência visando a prevenção das falhas evitáveis e a diminuição da morbi-mortalidade relacionadas à imperícia profissional.

 

Nas três Macro Regiões do Estado, as vagas para o Curso destinaram-se respectivamente a profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (técnicos/auxiliares de enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas ou maqueiros). A carga horária é de 100 horas/aula presenciais e 100 horas/aula a distância para profissionais de nível médio e para profissionais de nível superior, 148 horas/aula presenciais e 152 horas/aula a distância.

O curso será realizado em atividades presenciais, mediadas por facilitadores, atividades teóricas (aulas, discussão de casos, atividades de grupo) e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis) baseados na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e o participante. Nas atividades previstas, estão a realização de trabalhos em grupos, exposições interativas, análise e estudo de situações problema, estudos dirigidos, exibição e debate de vídeos além de atividades de educação a distância.

 

O currículo do curso e a matriz curricular são elaborados e estruturados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o SAMU e Regulação Médica, Acolhimento com Classificação de Risco, Incidente com Múltiplas Vítimas, Política Nacional de Humanização, Biosegurança e Segurança da Cena, Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce