ESP/CE forma técnicos de enfermagem

9 de junho de 2014 - 18:13

Seg, 09 de Junho de 2014 18:35 

 

Em 2011, atuando em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Projeto E-Tec Brasil, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) iniciou as atividades do curso técnico de enfermagem.

No total foram formadas oito turmas, em oito municípios diferentes. O curso aconteceu de forma semipresencial, onde 50% das atividades aconteceram de forma presencial e 50% a distância, com atividades por meio da plataforma Moodle e encontros presenciais semanais. A carga horária total do curso foi de 1.800 horas.

O Curso Técnico de Enfermagem foi realizado no período de 06/08/2011 a 26/11/2013. Nesse sentido, a ESP/CE conversou com duas alunas recém-formadas do curso, ambas do município de baturité, sobre suas impressões e quais as mudanças profissionais que elas esperam obter com a nova formação. Foram elas: Maria da Conceição de Freitas Maciel, agente de endemias, e Ana Paula de Souza Freitas, que já atua como técnica de enfermagem.

-Por que você resolveu fazer o Curso Técnico de Enfermagem da ESP/CE?

Maria da Conceição: Foi uma tendência natural minha. Desde pequena eu já gostava de cuidar da saúde. Quando eu vi a oportunidade de fazer esse curso no meu município, não pensei duas vezes, assim eu estaria fazendo de uma coisa que eu gostava e que teria como minha profissão.

Ana Paula: Eu sempre tive vontade de trabalhar na área da saúde, porém, estava trabalhando em outras área. Foi quando surgiu a oportunidade de fazer esse curso. Aproveitei e hoje já estou trabalhando como técnica de enfermagem em uma clínica.

-Quais suas impressões sobre o Curso?

Maria da Conceição: O curso, apesar de EAD, não deixou nada a desejar, é super completo. A gente percebe pelas pessoas que já trabalham na área, mas que fizeram o curso em outros lugares, a gente ficou com a mesma capacidade delas ou ainda mais.

Ana Paula: No início a gente tem aquela ansiedade, mas com o decorrer das atividades fui me tranquilizando. O curso EAD é como qualquer outro e nos prepara muito bem.

-O que você acha que vai mudar após a conclusão do curso na sua vida profissional?

Maria da Conceição: Acredito que terão mais oportunidades, pois estarei mais preparada e qualificada para aproveitá-las.

Ana Paula: Na verdade já mudou. Como disse anteriormente, já mudei de emprego e estou trabalhando na minha área de formação.

-Qual o papel do Técnico de Enfermagem pra você?

Maria da Conceição: É estar auxiliando os médicos no que for preciso e, principalmente, os pacientes para que eles tenham uma melhor qualidade de vida, e conforto no momento em que estiverem precisando da gente.

Ana Paula: Cuidar do próximo sempre. Ser útil e cuidar do outro seja qual for a situação.

O ensino a distância

Educação a Distância (EaD) e suas tecnologias têm atualmente se expandido enquanto modalidade de ensino e possibilidade pedagógica, decorrentes do desenvolvimento tecnológico e da propagação da informação que o mundo vive nas últimos décadas. Assim, esta modalidade tem contribuído para a expansão de vários processos formativos, dentre eles a educação profissional, ampliando o acesso à formação de profissionais de saúde, além de apresentar outras vantagens, como proporcionar processo assíncrono de ensino-aprendizagem, o uso de diferentes estratégias de ensino e ferramentas de aprendizagem (mídias visuais e impressas), a inclusão social, a promoção da autonomia do estudante e do diálogo entre professor e aluno, mesmo que fisicamente separados.

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce