Curso treina técnicos nas rotinas de vigilância epidemiológica

7 de maio de 2014 - 09:34

Qua, 07 de Maio de 2014 09:34 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças, da Secretaria da Saúde do Ceará, promove o  Curso em Sistema de Informação e Vigilância da Hanseníase e Tuberculose.

 

O curso, que ocorrerá no período de 12 a 16 de maio, objetiva capacitar os técnicos e digitadores nas rotinas de vigilância epidemiológica e atualizar o registro de informações com limpeza nos bancos de dados.

 

Com carga horária de 40 horas, o curso é coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE. As vagas foram preenchidas por digitadores do SINAN e técnicos de vigilância epidemiológica de alguns municípios.

 

O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) é o principal sistema de informações que tem como objeto os dados referentes à morbidade, sendo fundamental no processo de trabalho da Vigilância em Saúde. Ele está envolvido não somente nas ações de Vigilância Epidemiológica, mas também na Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador. O SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce