Equidade de Gênero é o foco do Seminário Internacional “Rotas Críticas” em sua sexta edição

31 de março de 2014 - 15:10

Seg, 31 de Março de 2014 16:10 
 
Um dos temas de debate do Seminário são os dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta índice alarmante de aceitação da violência contra mulheres pela sociedade. A pesquisa mostra que 65% da população acata a ideia de que “mulher com pouca roupa e que mostra partes do corpo merecem ser atacadas” A secretária executiva da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Lourdes Bandeira, participará do momento comentando as ações que estão sendo executadas pelo Governo no sentido de combater essas tristes estatísticas.

O Seminário Internacional “Rotas Críticas” chega a sua sexta edição. Realizado dentro da programação oficial do Congresso Internacional da Rede Unida, entre os dias 10 a 13 de abril, em Fortaleza, a agenda visa discutir, principalmente, “Equidade de Gênero”, além de compartilhar experiências e políticas que refletem sobre essas questões.
A programação do seminário conta com inúmeras atividades, incluindo távolas, rodas de conversa, oficinas, relatos de experiências e apresentações de trabalhos e teses, além da participação de pesquisadores e atores sociais que têm militado no campo dos estudos de gênero.

A expectativa da organização do ‘Rotas Críticas’ é que a edição deste ano contribua para o incremento das atividades de equidade de gênero nos países participantes, além de fomentar a realização de parcerias em pesquisas, elaboração de documentos e relatórios, intervenções sociais e intercâmbios docentes e discentes.

Entre as atividades estão previstas a Conferência Equidade de Gênero no Brasil, Rodas de Conversa: Iniquidade de Gênero e violência, Távola: Equidade de gênero na atenção básica à saúde, Távola: População LGBT: desafios da atenção básica para equidade sexual e de gênero, entre outras.

Os ativistas Lupicínio Igñez (UAB) e Gabriela Arguedas Ramírez (UCR) são algumas das referências internacionais nos estudos sobre a temática de gênero que estarão presentes. Também está confirmada a presença de pesquisadoras, pesquisadores e militantes da causa.

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce