Caminhos do Cuidado: Oficina de Tutores de Aprendizado é aberta em Fortaleza

12 de março de 2014 - 09:11

Qua, 12 de Março de 2014 10:11

A Oficina de Tutores de Aprendizado do projeto Caminhos do Cuidado para o Estado do Ceará foi aberta nesta segunda-feira (10/03) e prossegue até sexta (14/03), em Fortaleza. Nestes cinco dias, os candidatos a tutores aprovados em processo seletivo vão participar de atividades pedagógicas e dinâmicas de grupo, essenciais para a posterior avaliação e escolha dos que vão trilhar os caminhos do cuidado.

O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/ Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública, e está inserido no eixo do cuidado, do plano integrado de combate às drogas “Crack é possível vencer”. Ele pretende oferecer formação em saúde mental, com ênfase em álcool, crack e outras drogas para cerca 300 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs) das equipes de Saúde da Família.

Foram convidados a participar da mesa de abertura do evento: Marco Aurélio de Rezende, representando a Secretaria de Gestão de Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE); Luiz Odorico Monteiro de Andrade, representando no Ceará, o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde; Cláudio Barreiros, da área de Saúde Mental do Ministério da Saúde; Andréia Sampaio, do Núcleo de Saúde Mental do Estado do Ceará; Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas; Juliana Senna, Coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas e Maria Edilza Andrade da Silva, presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Juliana Senna disse que a Coordenadoria Municipal de Políticas sobre Drogas está à disposição para contribuir com estratégias necessárias para ir ao encontro dos usuários. Ela desejou boas vindas e boa sorte aos futuros tutores. “Que vocês possam se dedicar e transformar esse cenário”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Superintendente da (ESP/CE), Ivana Barreto contou que o Ceará acaba de habilitar as comunidades terapêuticas para atender usuários e capacitou 80 profissionais para trabalhar nelas. Ela afirmou que o crack tem atingido as pessoas em sua integridade. “Acredito no potencial dos ACSs para transformar essa realidade. Essas pessoas precisam de um suporte. Torço muito e me coloco para enfrentar o desafio”.

Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas destacou a capacitação de profissionais para atuar nas comunidades terapêuticas, que foi realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará. “Tenho muita fé e muita perseverança e acredito na

transmissão do conhecimento”.

Falando aos candidatos a tutores, Cláudio Barreiros, da área de Saúde Mental do Ministério da Saúde, disse que o projeto Caminhos do Cuidado não se esgota nas 40 horas de aula. “É um projeto que vai requerer de vocês, um envolvimento de uma forma intensa. Vocês vão perceber, em alguns momentos, que a formação está só começando e que vocês terão um papel fundamental para que as pessoas possam participar do processo de construção de qualidade de vida.”

Luiz Odorico Monteiro de Andrade, representante do Ministério da Saúde (Programa Mais Médicos CE), alertou que não dá para se fazer um enfrentamento no que se refere às drogas culpando o usuário. “O crack desestrutura as família e exterioriza a cena de uso tornando-a pública. O crack põe a situação para a sociedade em cima da mesa”.  Ele acredita que a droga também arraste à violência e que a questão está na ordem do dia. “Esse curso tem um papel importante na abordagem do agente de saúde e para apoiá-lo emocionalmente. O suporte aos agentes de saúde é fundamental”.

Fonte: www.caminhosdocuidado.org

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce