ESP/CE apresenta experiências exitosas para equipe ministerial

8 de abril de 2019 - 15:18 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará  – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou na tarde desta quinta-feira, 4, de uma reunião com uma equipe do Ministério da Saúde (MS) a fim de apresentar experiências exitosas relacionadas ao Programa Mais Infância Ceará. A comitiva do órgão ministerial foi composta por Márcio Garcia, diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes) e Claudia Puerari, coordenadora da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno.

Na ocasião, Adriana Dalolio, coordenadora do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil, junto do Diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, partilhou alguns dos principais resultados colhidos pelo projeto. Iniciado em setembro de 2017, ele ocorre em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e o Instituto Primeira Infância (IPREDE) e objetiva qualificar 15.000 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Desenvolvimento Infantil visando ampliar o olhar destes profissionais sobre a Primeira Infância.

Ela destacou a relevância da iniciativa enquanto um projeto que vai além da troca realizada durante o curso. “Queremos chegar nos municípios e firmar nossa bandeira da Primeira Infância. Estamos chegando em cada localidade muito mais que uma capacitação. Estamos chegando como uma aposta e um investimento no cuidado das nossas crianças”, enfatizou.

Ofertado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), a iniciativa já certificou, desde seu lançamento, 10.806 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em 153 municípios cearenses. Atualmente, 9 localidades estão sendo contempladas totalizando 587 profissionais em qualificação. “O curso é focado no ACS. Ele é quem faz a visita domiciliar e é quem conhece a realidades das crianças e das famílias porque ele as vivencia”, afirma o Diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti.

Visita Técnica

A visita técnica realizada pela equipe do MS teve como uma das suas principais finalidades, realizar essa partilha de expertises e experiências de êxito realizadas tanto pelo Estado do Ceará quanto pelo município de Fortaleza. A intenção da equipe ministerial é pensar estratégias de implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

Além da ESP/CE, participaram da reunião: representantes do Gabinete da Primeira-dama, Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (COPAS), MS Ceará, Estratégia QualiNeo, Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), e Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac).