5. Introdutório em Saúde da Família

31 de julho de 2008 - 18:53

5.1 Apresentação: O Curso Introdutório em Saúde da Família destinado aos profissionais que estão iniciando suas atividades nas equipes de Saúde da Família tem sido realizado desde a implantação das primeiras equipes de Saúde da Família. O curso objetiva fornecer informações básicas que subsidiem a atuação destes profissionais, incorporando um novo olhar para a atenção à saúde, seguindo as orientações da Portaria 648/GM de 28/03/2006 que estabelece: “o processo de capacitação deve iniciar-se concomitante ao trabalho das equipes por meio do Curso Introdutório para toda a equipe”. Seu conteúdo programático contempla as diretrizes da PT nº 2527/GM de 19/10/2006.

5.2 Público-alvo: Dentistas, enfermeiros, médicos e demais profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

5.3 Objetivos:

•    Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências para qualificar a atuação dos profissionais de saúde na Estratégia Saúde da Família.
•    Compreender a evolução das políticas de saúde, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família.
•    Analisar o processo saúde-doença na Família e na Comunidade e discutir estratégias de intervenção.
•    Compreender o processo de planejamento na área de abrangência da equipe de Saúde da Família
•    Analisar e discutir o processo de organização e gerenciamento dos serviços ofertados pelas equipes de saúde da família
•    Adquirir habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento de trabalho em equipe.

5.4 Metodologia: Baseia-se na construção e elaboração de conhecimentos, de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e participante: Trabalhos em grupos; Exposições Dialogadas; Análise e Estudo de Situações Problema; Estudos Dirigidos e Exibição e Debate de Vídeos.

5.4 Conteúdo: Políticas Públicas e a Estratégia Saúde da Família; Processo Saúde Doença na Família e na Comunidade; Planejamento dos Serviços na Unidade Básica de Saúde; Organização e Gerenciamento das Equipes de Saúde da Família.

5.5 Carga-horária: 40 horas