12. Capacitação em LER/DORT, PAIR e Dermatose Ocupacional para Profissionais do SUS

31 de julho de 2008 - 19:48

12.1 Apresentação: As LER (Lesões por Esforços Repetitivos)/ DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) e a Dermatose Ocupacional são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil, segundo dados do INSS. As LER/DORT atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, sendo que a maior incidência ocorre na faixa etária de 30 a 40 anos. As categorias profissionais que encabeçam as estatísticas são bancários, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, entre outros.
A Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o CEREST – Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador realiza o Curso de Capacitação para os profissionais do SUS que atuam na Rede Sentinela de atenção à Saúde do Trabalhador no Estado do Ceará.  

12.2 Público-alvo: Profissionais médicos (as) e enfermeiros (as) que atuam na Atenção Básica, Média e Alta complexidade do SUS que atuam nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador no Estado do Ceará.  

12.3 Objetivos: Capacitar os profissionais para realizar diagnóstico, tratamento e orientação aos trabalhadores acometidos por LER/DORT, PAIR E DERMATOSE OCUPACIONAL.
Compreender os processos de trabalho, ações de prevenção e aspectos legais na questão das LER/DORT, PAIR E DERMATOSE OCUPACIONAL.
Compreender a Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

12.4 Metodologia: O curso articula atividades presenciais que serão complementadas por trabalho de campo. Na sessão presencial, deverão ser utilizadas exposições dialogadas, vídeos e atividades grupais, no intuito de proporcionar oportunidades de aprendizagem experiencial das habilidades a serem desenvolvidas.

12.5 Carga-horária: 80 horas