1. Especialização em Farmácia Hospitalar

31 de julho de 2008 - 18:56

1.1 Apresentação: O SUS tem apontado para a necessidade de formação de gestores hospitalares voltados para uma melhor atuação desses profissionais e na busca da qualificação da assistência farmacêutica hospitalar oferecida à população.

Diante desses desafios, propõe-se um curso de especialização para farmacêuticos dirigentes de farmácias hospitalares e suas equipes, cujo programa de estudo esteja comprometido com os princípios da gestão democrática e com o cuidado integral ao paciente. Discutir e conhecer as questões relacionadas à transformação da natureza jurídica e o modelo organizacional dos hospitais por meio de fundações de caráter público.

A presente proposta justifica-se pela necessidade identificada pelo Sistema Único de Saúde, no aprimoramento de competências profissionais relacionadas à execução de ações na área da Farmácia Hospitalar. Portanto, o curso está direcionado as necessidades do serviço, favorecendo o desenvolvimento da capacidade técnica, de investigação e aprendizagem autônomas, promovendo o trabalho em equipe e a troca de experiências vivenciadas pelos participantes na sua prática profissional.

Pelo exposto, identifica-se a necessidade de promover a capacitação do profissional farmacêutico, dotando-o de conhecimentos técnicos, administrativo e clínico, habilidades e atitudes, para aplicabilidade no âmbito do SUS.

1.2 Público-alvo: Farmacêuticos que atuam em Farmácia Hospitalar.

 

1.3 Objetivo: Atualizar os farmacêuticos nos novos domínios de ferramentas de investigação científica, reciclagem e especialização em temas de relevância para sua prática profissional. Capacitá-los também para a prática da Assistência Farmacêutica Hospitalar, integrando-os ao atendimento farmacêutico, acompanhamento farmacoterapêutico e ações relativas à promoção e recuperação da saúde.

1.3 Metodologia: O Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar é realizado em caráter modular com duração prevista de doze meses e carga-horária total de 460 horas, assim distribuídos: 360 horas de atividades presenciais, organizadas através de uma estrutura modular mensal, correspondente a períodos de concentração de 30 horas de duração, sendo que 80 horas serão dedicadas ao estágio em serviço nas Unidades Hospitalares de Referência da Rede SUS/CE e 100 horas para elaboração de trabalho científico (monografia ou artigo) que deverá ser defendida dentro do prazo de seis meses, contados a partir do término da última Unidade Modular. Na elaboração da monografia os participantes receberão orientações específicas para a elaboração desse trabalho exigido para a conclusão do curso e obtenção do título de Especialista em Farmácia Hospitalar.

O conteúdo dos módulos será repassado através de exposições interativas, estudo dirigido, sessão educativa – filmes, rodas de debate com especialistas, estudos de caso, pesquisa bibliográfica, oficinas de trabalho e desenvolvimento de habilidades interpessoais.

1.4 Conteúdo:

Teórico: Políticas de Saúde no Brasil, Legislação Sanitária de Medicamentos, Organização e Estruturação do Serviço de Farmácia Hospitalar, Planejamento, Gerenciamento da Farmácia Hospitalar e a Garantia da Qualidade, Epidemiologia, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância, Segurança do Paciente: Uso Racional de Medicamentos, Erros de Medicação, e o Controle das Infecções Hospitalares. Farmacotécnica Hospitalar, Farmácia Clínica e a Atenção Farmacêutica, Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde e a Farmacoeconomia, Seminário de Bioética e de Pré-qualificação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Prático: Estágio supervisionado nos diversos serviços de farmácia hospitalar da rede pública.

1.5 Carga-horária: 460 horas