Janeiro Branco: unidades ofertam atendimento psicológico a profissionais da Saúde

13 de janeiro de 2023 - 09:32 # # # #

Assessoria de Comunicação da Rede Sesa Texto: Diana Vasconcelos, Joelton Barboza, José Avelino, Milena Fernandes e Teresa Fernandes Fotos: Divulgação/Rede Sesa

O cuidado e a atenção a colaboradores nos equipamentos da Rede Sesa são imprescindíveis para a prevenção do adoecimento mental

Durante o Janeiro Branco, mês em que se debate a saúde mental no Brasil, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destaca o cuidado que suas unidades promovem no acolhimento a profissionais. Após a pandemia de covid-19, período no qual os trabalhadores da área se dedicaram, dia e noite, para salvar vidas nos hospitais da rede pública estadual, algumas sequelas psíquicas ainda podem ser observadas.

Mas, para além do contexto pandêmico, as questões mentais e emocionais de quem atua na assistência à população continuam sendo uma preocupação e motivo de mobilizações nos equipamentos da Rede Sesa. O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) é um deles. Nas manhãs de terça-feira, o Serviço de Psicologia fica à disposição dos colaboradores.

“Realizamos atendimentos focados em contextos de crise, com orientação que pode se repetir por até dois meses”, explica a psicóloga Raiane Gaudino Gadelha. Quando há a necessidade de psicoterapia por longo prazo, o profissional é encaminhado a um serviço especializado parceiro.

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, equipamento da Sesa administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), ações com foco nos colaboradores, como acolhimentos e conversas em grupo, estão previstas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Em Limoeiro do Norte, HRVJ promove ações em atenção à saúde mental com foco nos colaboradores

Iniciativa semelhante ocorre no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. “Essa temática é de suma importância, haja vista o aumento da incidência de transtornos mentais nos últimos anos, justificando a importância do profissional de Psicologia no ambiente hospitalar. Buscamos cuidar do paciente e também do funcionário em sua integralidade, de forma biopsicossocial”, diz a psicóloga do HRVJ, Aline Franco.

Cuidando de quem cuida

Em Sobral, no Hospital Regional Norte (HRN), as sessões presenciais voltadas aos trabalhadores, sejam eles celetistas, terceirizados ou cooperados, iniciaram em 2020, durante a pandemia de covid-19. Desde então, já foram atendidas mais de 450 pessoas. A ação é realizada pelo Serviço de Psicologia e pelo Sesmt, com apoio da Direção da unidade.

Em Sobral, HRN promove sessões de terapia para os funcionários

“A ideia surgiu no contexto pandêmico com o objetivo de ajudar os empregados a lidar com situações de adoecimento e morte no ambiente de trabalho e nos seus lares”, recorda a coordenadora da Psicologia da instituição, Beatriz Albuquerque. Hoje, a iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida do Colaborador.

Serviço humanizado e suporte emocional

Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) desenvolve, desde agosto de 2000, o Programa Qualidade de Vida no Trabalho, idealizado pela psicóloga Clarisse Missiê. “Entendemos que o profissional valorizado e satisfeito terá melhores condições físicas e emocionais para prestar um serviço humanizado e de excelência”, afirma.

A psicóloga Clarisse Missiê é uma das idealizadoras do Programa Qualidade de Vida no Trabalho

Os trabalhadores são convidados a participar de diversas atividades terapêuticas como rodas de conversa, meditação, coral, além de intervenções individuais.

A técnica de laboratório do HSM, Regina Cláudia Rodrigues, lida com o luto pelo filho, vítima de covid-19 aos 21 anos. “Eu o acompanhei durante toda a internação. Ele precisou ficar na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], entubado e muito debilitado, mas eu acreditava que iria se recuperar”, lembra.

Regina Cláudia Rodrigues lida com o luto pelo filho, vítima de covid-19 aos 21 anos, e recebe apoio psicológico no HSM

O processo tem sido doloroso, mas o apoio no próprio ambiente laboral vem dando forças à colaboradora. “No início eu paralisei, pois jamais pensei que passaria por isso. Foi muito difícil. Meu filho era minha única companhia. Tive vontade de morrer, não conseguia dormir e chorava muito. Com a ajuda da psicóloga, estou me sentindo curada. Todas as sextas-feiras eu converso com ela e, mesmo sem tomar medicação, sinto-me melhor. Se eu não tivesse tido essa assistência, minha saúde mental estaria muito comprometida”, avalia Regina.

Há cerca de dois meses, o HSM criou o setor de Gestão de Pessoas, cujo um dos principais intuitos é fortalecer o Programa Qualidade de Vida no Trabalho. Missiê ressalta que a área exerce um papel fundamental por ser o elo entre a Diretoria e os colaboradores. “Uma das funções é ajudar o empregado a valorizar os pontos positivos da sua atividade e da instituição, além de sinalizar para a gestão quando alguém está se destacando ou precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto”, detalha.

Acompanhe outras matérias da série “Janeiro Branco: um olhar para dentro”