Sesa e Seas definem estratégias de garantias de direito à saúde no sistema socioeducativo

10 de março de 2023 - 08:45 # # #

Assessoria de Comunicação da Seas


Encontro nesta quinta-feira (9) abordou a contratação de profissionais, a realização de campanhas de vacinação e a qualificação da assistência farmacêutica nos centros

direito à saúde dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foi o tema principal da reunião, nesta quinta-feira (9), entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas). A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, esteve presente na ocasião.

O encontro é o segundo de uma série de diálogos propostos pelo superintendente Roberto Bassan para promover a garantia de direitos dos jovens nos centros socioeducativos estaduais.

Bassan agradeceu a oportunidade à Sesa e fez um resumo do contexto histórico da Seas e dos avanços obtidos no campo da Saúde. Na reunião, foi definida a renovação do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições para a contratação de profissionais da Saúde de apoio aos centros socioeducativos. Amplia-se, assim, a assistência no interior cearense.

Também será instalado um Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTIE) da Política de Atenção Integral aos Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI). Outro ponto do acordo: apoio à qualificação da Assistência Farmacêutica no sistema socioeducativo com maiores investimentos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Educação em saúde

Na pauta, foi discutido, ainda, o fortalecimento da Central de Abastecimento Farmacêutico da Seas, assim como a ampliação de ações de educação permanente em Saúde para os profissionais dos centros socioeducativos e das unidades de atenção primária em saúde (UAPS), com apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Quanto à questão da imunização, a ideia é incluir os adolescentes acolhidos e profissionais atuantes no sistema socioeducativo como população prioritária nas campanhas de vacinação contra a influenza e a covid-19, compreendendo que estes perfis estão em ambientes de privação de liberdade.

Estiveram presentes na ocasião a secretária executiva de Políticas de Saúde, Maria Valdelice Mota; o assessor técnico para saúde prisional e medidas socioeducativas, João Pereira Lima Neto; o superintendente adjunto da Seas, Marçal Cunha; o coordenador do Eixo Saúde da Seas, Marden Filho; e a assessora X, Valéria Mesquita Pinho.