Sesa promove evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

22 de setembro de 2023 - 12:27

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Raiane Ferreira (Ascom - ESP/CE)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, na última quarta-feira (20), na Escola de Saúde Pública (ESP/CE), evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Pacientecom o objetivo de reforçar uma assistência à saúde mais segura e de qualidade aos cearenses. O convite para o encontro foi estendido aos coordenadores dos núcleos de segurança do paciente e comissões de controle a 125 hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou centro cirúrgico no Ceará. A ação ocorreu de forma presencial e por meio de transmissão on-line.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Dolores Fernandes, conta que um dos grandes objetivos do setor que conduz é o fortalecimento da cultura da segurança do paciente. “Nós entendemos que é inadmissível para um paciente estar submetido a um risco que pode ser evitado dentro de uma unidade de saúde”, explica.

Dolores explica que a segurança do paciente começa com procedimentos básicos, como a lavagem das mãos. “A lavagem das mãos é considerada uma das principais e mais eficazes medidas de segurança do paciente, principalmente no quesito controle de infecções, já que as mãos são grandes condutoras de microorganismos”, conta.

O dia 17 de setembro foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e neste ano, o tema da campanha global é “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”. “A data foi criada com o intuito de fortalecer a cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde, reafirmando a importância de determinados cuidados entre gestores, profissionais e cidadãos”, explica Andreza Rocha, assessora técnica da Célula de Fiscalização e Inspeção em Serviços de Saúde da Sesa.

A assessora técnica também conta que o mapeamento dos eventos adversos são realizados, através de sistemas, dividindo os casos entre notificações de eventos adversos não infecciosos e queixas técnicas de produtos; e notificações mensais de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e resistência microbiana (RM). “Estamos empenhados em trazer temáticas de interesse e conhecimento sobre a segurança do paciente, além de apresentar um diagnóstico situacional que é fruto do nosso trabalho de monitoramento e análise de sistemas nacionais da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.