Saúde do Ceará realiza seminário para discutir cuidados à saúde de crianças e adolescentes em situação de violência

19 de maio de 2023 - 15:29 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz


Participaram do encontro profissionais de todo o Estado e membros da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) e da Coordenadoria de Políticas de Gestão do Cuidado (Cogec) da Sesa

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nessa quinta-feira (18), um seminário voltado ao tema. O evento foi sediado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à pasta, e reuniu profissionais de todo o Estado.

As redes de prevenção e proteção às mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência e a articulação entre os integrantes do sistema de saúde para a garantia de prevenção e cuidado integral desse público foram algumas das pautas discutidas no encontro.

De acordo com a comissão organizadora da iniciativa, formada por membros da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) e da Coordenadoria de Políticas de Gestão do Cuidado (Cogec) da Sesa, o seminário ocorreu, também, como forma de fomentar as mobilizações pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

A titular da Seaps, Maria Vaudelice Mota, iniciou a agenda destacando a importância do poder público na consolidação de estratégias de cuidado e proteção à vida das crianças e adolescentes da nossa sociedade. “A violência contra qualquer pessoa é algo terrível, mas focamos na criança e no adolescente pela situação de vulnerabilidade. Nós temos de enfrentar essa situação e só podemos fazer isso falando sobre esse problema. Existe um lado oposto ao da violência, que é a paz. E ela tem de ser cultivada por cada um de nós”, afirmou.

A programação reuniu debates sobre o cenário epidemiológico e a notificação de vacinas; escuta especializada a crianças e adolescentes na Rede de Atenção à Saúde; apresentações de fluxos de atendimento às pessoas em situação de violência e de acesso a medicamentos para profilaxia após a violência sexual.

Enfrentamento à violência

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei no Brasil no ano de 2000. A escolha da data teve como mote o assassinato de Araceli, uma garota de oito anos anos morta por jovens de classe média alta da cidade de Vitório, no Espírito Santo, em 1973.

Em todo o País, a semana do 18 de maio reúne uma série de mobilizações contra a violência sexual de crianças e adolescentes.