ESP e SESA lançam o Programa de Valorização de Supervisores para as Residências em Saúde

19 de agosto de 2019 - 14:52 # # #

Compromisso, criatividade, e paixão pelo ensino. Essas são algumas das palavras que melhor qualificam o papel exercido pela figura de supervisor dos Programas de Residência em Saúde no Brasil. E foi entendendo a relevância do trabalho desses profissionais na formação e acompanhamento dos residentes do estado do Ceará, que a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues e a Secretaria da Saúde do Estado lançam o Programa de Valorização de Supervisores das Residências em Saúde do Estado do Ceará. A iniciativa integra a plataforma de modernização da saúde, que foi lançada oficialmente na segunda-feira, 19 de agosto, às 9h, no Palácio da Abolição, pelo Governador do Estado, Camilo Santana, e o Secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

A iniciativa nasceu como uma proposição do Centro de Residências em Saúde da ESP/CE em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com o objetivo de valorizar o trabalho realizado atualmente pelo corpo de supervisores dos Programas de Residência Médica (Resmed) e Residência Multiprofissional em Saúde (Resmulti) da ESP/CE. Atualmente, a instituição mantém, cerca de 155 supervisores nos dois programas.

Qualificação dos supervisores

De acordo com Olívia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, o programa possui um caráter inovador e visa uma melhor sistematização e valorização dos trabalhos de supervisão na rede Sesa. A ideia, segundo a gestora, é que tanto a Resmed quanto a Resmulti conte com a criação de um corpo de supervisores, a serem acompanhados pela ESP e SESA, e selecionados por meio de projeto.

“Se nós qualificamos os supervisores, estamos qualificando os profissionais que vão estar na ponta (do serviço) e, por conseguinte, o serviço ofertado ao cidadão, contribuindo para a promoção da saúde e a qualidade de vida das pessoas”, reforça Olívia Bessa.

A expectativa é que o lançamento do edital para as seleções ocorra ainda nesse semestre em parceria com centros de estudos e demais instituições, como os Conselhos de Residências Médicas do Ceará. “Isso irá fortalecer o relacionamento da ESP/CE com os espaços de prática onde iremos desenvolver o projeto”, afirma Olívia. Ainda segundo a gestora, a discussão gira em torno da efetividade do programa com perspectiva que, futuramente, se transforme em uma política de Estado, o que garantiria sua sustentabilidade nos anos futuros.

O Programa de Valorização das Residências em Saúde do Estado do Ceará faz parte das ações da Comunidade Colaborativa de Prática e Preceptoria Médica. Lançado em 2018, a proposta tem como principal objetivo o fortalecimento e aperfeiçoamento dos processos educativos dos Programas de Residência vinculados à ESP/CE. Seu desenvolvimento ocorre por meio de quatro eixos diferentes: Educação; Liderança, Ética e profissionalismo; Comunicação e Relação; Gestão; e Pesquisa.

Além do trabalho como docente e de médico atuante nas unidades hospitalares e nos equipamentos de saúde dos municípios, o supervisor tem o importante papel de extrair das complexas situações de seu ofício diário estratégias educativas que favoreçam atitudes emancipadoras e reflexivas junto aos residentes por eles acompanhados. Além de orientar e supervisionar os processos de decisões relativas às questões éticas e morais da profissão.

Qualidade na atenção à saúde

O Centro de Residências em Saúde tem por missão promover a melhoria da qualidade na atenção à saúde do Ceará, por meio do desenvolvimento de programas educacionais na modalidade de Residência para os profissionais de saúde.

Dentro das atividades fixas desenvolvidas com o grupo de supervisores bolsistas, o Ceres realiza ações junto ao grupo de Formação de Supervisores, com encontros mensais, além de elaborar e atualizar os currículos dos Programas de Residências em Saúde.

Entre seus principais focos, o centro coordena os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional mantidos no âmbito das instituições vinculadas à administração estadual, promove o treinamento de supervisores nas áreas de ensino e pesquisa, e estabelece estratégias de estímulo ao exercício da Supervisão pelos profissionais que atuam nos programas de Residência. Além de propor, com base em evidências estatísticas e necessidades, o número de vagas a serem ofertadas em cada programa ou sub-especialidade, de acordo com os objetivos da Sesa e da ESP/CE.