Saúde do Ceará recebe novas turmas de residentes em hospitais do interior e fortalece regionalização

11 de abril de 2024 - 10:06 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRSC, HRVJ, HRC
Texto: José Avelino Neto, Joelton Barboza e Naiara Carneiro
Fotos: José Avelino Neto, Joelton Barboza e Equipe do Centro de Estudos do HRC


Profissionais foram acolhidos essa semana no HRSC, que já conta com cinco turmas só este ano

Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) recebeu novas turmas de residência com profissionais que pela primeira vez vão compor uma equipe multidisciplinar. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em Quixeramobim também terá pela primeira vez o programa na área de Cirurgia Geral. As turmas participaram de uma integração na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e devem passar os próximos dois anos no HRSC.

Ao todo, seis novas turmas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) iniciaram suas atividades no hospital este ano, com 17 profissionais das diversas áreas da saúde. Na última segunda-feira (8), os profissionais foram acolhidos pelo Centro de Estudos e pela direção da unidade. Uma das novidades é a área de Terapia Intensiva, que inclui as categorias de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.

O HRSC também recebe a primeira turma na área de Cirurgia Geral. O hospital acolheu ainda novos residentes em programas de residência médica nas áreas de Clínica Médica e Intensiva, e segue com a quarta turma de residência multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia, além de uma outra, já em andamento, na área de Ginecologia e Obstetrícia.

No Sertão Central, a unidade tem se tornado protagonista para o ensino e a pesquisa enquanto hospital universitário, servindo de pólo para prática e aperfeiçoamento na região e atraindo até residentes de outros estados, como Piauí e Maranhão.

“Esses profissionais chegam para fortalecer ainda mais o nosso serviço de saúde, e vão sair daqui lapidados através da experiência exitosa que desenvolvemos, na missão de promover a regionalização da saúde no Ceará”, pontua Cristiano Rabelo, diretor-geral do HRSC. A coordenadora do Centro de Estudos da unidade, Raphaela Mota, complementa: “A gente espera que eles consigam fazer um bom proveito dessa valiosa oportunidade, e que deixem aqui, uma marca de atendimento humanizado, já que é assim que costuma ser reconhecido, o trabalho desenvolvido no HRSC”.

HRC inicia primeira turma de Residência Médica em Anestesiologia

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Juazeiro do Norte, deu início, neste mês de abril, à primeira turma de Residência Médica em Anestesiologia. Foram ofertadas duas vagas para o programa, que é vinculado à ESP/CE.

Com três anos de duração, a residência possibilitará aos profissionais selecionados o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas em anestesiologia, área de fundamental importância no pré e pós-operatório. A anestesiologia atua junto a todas as especialidades médicas que envolvem a prática cirúrgica. A atividade do anestesiologista visa garantir a estabilidade do paciente que passa por cirurgia, no que tange ao controle da dor, nível de consciência, entre outros fatores.

LEIA TAMBÉM: Hospitais de Messejana e Leonardo Da Vinci recebem turma de residência pioneira em Terapia Intensiva

A coordenadora do Centro de Estudos do HRC, Anna Philomena Alencar, explica que os residentes irão, a cada mês, passar pela experiência em um dos serviços do hospital, bem como irão vivenciar outros serviços em hospitais parceiros. “Há também o pré-requisito teórico. Então, além da prática, no dia a dia, no bloco cirúrgico, eles têm aulas e seminários, que desenvolvem nas nossas dependências”, completa a coordenadora.


Residentes de Anestesiologia em primeira sessão clínica

O diretor-geral do HRC, Giovanni Sampaio, ressalta que a implantação de uma residência impõe grandes responsabilidades ao hospital. “Para além de tratar a doença, de tratar o paciente, nós estamos formando médicos. Termina-se uma residência bem feita, e aí o médico vai para o mercado de trabalho. Vamos continuar atentos e com esse esforço para que possamos abrir novas residências médicas, para favorecer a região e suprir o campo de trabalho onde há faltas”, conclui.

Residências em outras áreas

Com mais cinco programas de residência médica, 124 profissionais especialistas já foram formados no HRC, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Há ainda no HRC um Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia, com vagas para Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Nutrição.

HRVJ tem primeira turma de residência multiprofissional


Acolhimento de novos residentes no HRVJ

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, também inciou este mês a primeira turma da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, com três profissionais, sendo uma enfermeira, Nágila Ingá; uma fisioterapeuta, Kauany Gomes; e uma nutricionista, Janaína de Moraes.

A residente Janaina, proveniente de Cascavel, destaca que essa é uma experiência completamente diferente das que já viveu. Ela destacou a oportunidade na carreira. “Eu tive uma breve experiência com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na faculdade durante o estágio de clínica no Hospital de Messejana, onde eu tive uma ‘paixonite aguda’, pois foi pouco tempo, mas eu gostei muito do que vivi lá e eu queria ter tido uma experiência maior. Eu vi essa oportunidade e agarrei. Espero aprender muito e que isso me ajude a sair uma melhor profissional do que quando eu entrei”, ressalta.

A coordenadora do Centro de Estudos, Ticyanne Gomes, explica que o hospital irá prover a estrutura para que os residentes obtenham, de forma oportuna e segura, o conhecimento de atenção à saúde de alta complexidade. “Para nós do HRVJ (foto), e para mim enquanto colaboradora responsável pelos eixos de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa, é uma honra fazer parte da formação de profissionais da saúde em uma especialidade tão necessária de recursos humanos devidamente habilitados e capacitados”, destaca.