Parceria entre Helv e ESP/CE resulta em lançamento de novas Residências em Saúde

15 de fevereiro de 2024 - 09:13 # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e Fotos: Isabelle Azevedo

A comitiva da ESP/CE conheceu de perto as instalações do Helv

Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou os preparativos para receber as primeiras turmas da Residência Médica em Clínica Médica e Terapia Intensiva e da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, que estão previstas para começar em março e abril, respectivamente. Para alinhar as diretrizes, a direção do Helv esteve reunida na última sexta-feira (9) com os membros da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa responsável por coordenar e executar as residências em cerca de 25 municípios cearenses.

É a primeira vez que o Helv receberá o programa. As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão disponibilizadas quatro vagas para a Resmed e sete para a Resmulti, que contempla profissionais de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia.

A reunião contou com a presença do superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; da diretora de Pós-graduação em Saúde, Olivia Bessa; da gerente de Residência Multiprofissional, Kellyane Munick; da coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais, Jamisse Araújo; da gerente de Residência Médica, Alciléa Carvalho; da diretora-presidente do ISGH, Virgínia Silveira; e do diretor de gestão do cuidado e ensino, Jefferson Oliveira. Na ocasião, a comitiva visitou e conheceu as dependências do hospital.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, classificou o encontro com os membros da instituição como um momento importante para o projeto das residências. “Estamos cada vez mais afirmando o compromisso do Helv na educação, no ensino e na pesquisa. O nosso compromisso é nos empenharmos para que esse trabalho possa ser referência para o Ceará, numa ajuda mútua de qualificar cada vez mais a saúde do Estado”, afirmou o diretor.

Gestores do Helv e ESP/CE estiveram reunidos na última sexta-feira (9) para tratar das residências

A diretora-presidente do ISGH, Virgínia Silveira, ressaltou as dificuldades e as potencialidades do projeto de residência e destacou a importância da parceria da ESP/CE com as unidades hospitalares. “Essa parceria e esse entendimento com a Escola de Saúde Pública nos fortalece e nos impulsiona a ir em frente. Nossa missão é formar pessoas e formar bem, não apenas para as nossas unidades, mas para lançar para o mundo. A residência com certeza é um grande marco para o Leonardo Da Vinci”, pontuou.

O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, agradeceu a oportunidade da visita e da parceria com o Helv e colocou a Escola à disposição para, junto à Sesa, ampliar o cenário de prática dos estudantes, ampliar as vagas de residência e de qualificação para preceptores. “A residência é um desafio enorme, mas é o melhor desafio. A unidade ganha, o paciente ganha, o serviço, o professor, o estudante: todos ganham. O nosso papel é fazer com que as pessoas compreendam isso”, afirmou.