Novos servidores da Saúde do Ceará são acolhidos em evento de integração na Escola de Saúde Pública do Ceará

30 de janeiro de 2024 - 14:29 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Raiane Ferreira e Levi Aguiar

O objetivo da ação, que começou nesta segunda (29), é apresentar a estrutura e o funcionamento da Rede Sesa aos estatutários.

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue ao longo desta terça-feira (30) com a ambientação de 482 novos servidores do Estado. O objetivo da ação, que começou nesta segunda (29), é apresentar a estrutura e o funcionamento da Rede Sesa aos estatutários. Os encontros ocorrem na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Os profissionais tiveram acesso a informações sobre assuntos como direitos e vantagens dos servidores públicos, Lei Geral de Proteção de Dados, comunicação, sistemas internos, entre outros temas. A programação contou ainda com as palestras “Fortalecer o SUS é defender a vida” e “Experiência de Regionalização no Ceará”.

A fisioterapeuta e perfusionista Selma Onofre, 59, conta que tem celebrado todos os processos desde a aprovação no concurso. “Estou muito alegre com a aprovação. Afinal, são poucos os concursos para perfusionistas [profissionais da área da saúde capacitados para operar a máquina extracorpórea em cirurgias torácicas e cardíacas]. Isso abre um leque para que outros estados possam fazer o mesmo que o Ceará está fazendo ao abrir vagas para a minha especialidade”, diz.

Com sorriso no rosto, Selma Onofre tomou posse no dia 25 de janeiro e participou da ambientação na última segunda (29)

“Na data de hoje, estamos reafirmando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecendo nossas regionais de saúde e nossos direitos e deveres. No nosso caso, o servidor público é um representante de todas as ações do SUS junto às comunidades. Sabemos que sempre haverá demandas de saúde, porque quando se abre um leito, já há pacientes esperando por ele, por isso precisamos fortalecer o nosso SUS”, detalha Selma.

Os estatutários presentes no auditório da ESP/CE são profissionais da área médica, administrativa e assistencial. Eles atuarão em 14 postos de trabalho, entre unidades hospitalares, ambulatórios e no Nível Central da Rede Sesa. “A chegada de novos profissionais serve para oxigenar o sistema de funcionamento da Saúde. Eles trazem consigo inovações para gestão do SUS no Ceará. Por isso, o nosso intuito, com a ação de ambientação, é mostrar como a Saúde funciona e despertar o sentimento de pertencimento nos novos servidores”, explica a coordenadora de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep) da Sesa, Angela Araújo.

A orientadora da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Luciana Alencar, ressalta que a introdução dos novos profissionais no serviço público está dividida em três níveis, com acolhimento e integração promovida pela Secretaria, unidades e setores.

Estatutários participam da ambientação no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

“A ambientação é um momento importante para transmitir informações necessárias aos novos estatutários, por isso a introdução dos novos profissionais no serviço público está dividida em três níveis, com o acolhimento realizado pela Secretaria, seguido pela integração promovida pelas unidades e setores. A primeira parte está sendo realizada por nós, da Cogep e Cedep. A segunda e a terceira serão realizadas pelos recursos humanos e áreas técnicas das unidades de locação de cada servidor”, relata Luciana.

Chamamento público

Os servidores em questão fazem parte da terceira convocação de 2023 e encerram a primeira etapa da incorporação dos aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário. Ao todo, dois mil concursados foram convocados ao longo do ano passado: 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de três mil profissionais serão chamados nos próximos três anos, sendo mil em 2024, mil em 2025 e 1.311 em 2026.