“Bora elogiar”: campanha estimula a prática do elogio na ESP/CE

1 de março de 2024 - 14:42 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Elon Nepomuceno e Raiane Ferreira

As manifestações podem ser registradas por qualquer colaborador via Ceará Transparente

No Dia Internacional do Elogio, celebrado em 1º de março, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), lança a campanha “Bora Elogiar“.

Além de estimular e promover a cultura do elogio no âmbito da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a iniciativa busca reforçar o espaço da Ouvidoria como um canal oficial para registro das referidas manifestações.

“A valorização das pessoas está no DNA da instituição. Portanto, esse é um projeto que acontece tanto para estimular a prática do elogio pelo cidadão que utiliza os serviços do equipamento quanto pelos próprios colaboradores que fazem o dia a dia do órgão”, explica a ouvidora setorial da ESP/CE, Emanuelle Damasceno.

Reconhecimento garantido por lei

O elogio é reconhecido por lei federal que dispõe sobre a participação, a proteção e a defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. A partir do instrumento, os órgãos ficam aptos a registrarem a prática como tipo de manifestação de ouvidoria, em situações quando o cidadão quiser emitir pronunciamento referente à prestação de serviços e/ou à conduta positiva do agente público.

No Ceará, o principal normativo que fortalece a cultura do elogio formal com intermédio das ouvidorias é o Decreto N°33.485, de 21 de fevereiro de 2020, regulamentando o Sistema Estadual de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual.

Elogiando na prática

Quem tiver interesse de registrar um elogio pode realizar o procedimento via portal Ceará Transparente. Após escolher a opção “manifestação sem perfil”, basta especificar o tipo de manifestação “elogio”, selecionar o órgão responsável, em seguida, o assunto da manifestação. Depois dessa etapa, o cidadão fará o registro do elogio.

A orientação é fornecer o máximo de informações possíveis, como o nome do colaborador, equipe, setor ou o serviço da instituição que deseja elogiar. A Ascoi também reforça a importância de preencher todos os campos do contato pessoal, uma vez que o elogio só será validado caso o usuário se identifique. Após concluir o processo, a pessoa receberá um número de protocolo finalizando o atendimento.

Validada a manifestação, o elogio será repassado à pessoa indicada na mensagem e à respectiva chefia imediata dela.

Trabalho reconhecido

A assessora jurídica da ESP/CE, Elci Galvão, conta que já recebeu mais de uma manifestação de elogio via Ceará Transparente. Para ela, essa foi uma forma de reconhecimento pela execução do seu trabalho na esfera pública.

A assessora jurídica Elci Galvão atua na ESP/CE há cerca 30 anos

“O reconhecimento profissional sempre é bem-vindo como fonte de estímulo para nossa evolução. Os elogios que tive o prazer de receber ao longo de minha história na ESP/CE são produtos de muita dedicação, compromisso e zelo com o serviço público. Isso é o que me motiva todos os dias a continuar desenvolvendo um trabalho exitoso”, destaca a servidora.