Trabalho colaborativo: ESP/CE atualiza Projeto Político Pedagógico durante curso de Desenvolvimento Educacional
21 de dezembro de 2023 - 13:56 #Curso de Atualização em Desenvolvimento Educacional #ESP/CE #projeto político-pedagógico
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Deborah Muniz
A capacitação teve duração de três meses, reunindo representantes de vários setores da ESP/CE
Instrumento balizador para a gestão e as atividades educacionais, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) ganhará uma nova versão (quadriênio 2024-2027).
Nos últimos três meses, o documento recebeu sinalizações de ajustes e melhorias apontadas por representantes das mais diversas áreas da instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O trabalho colaborativo ocorreu dentro do Curso de Atualização em Desenvolvimento Educacional, concluído nessa quarta-feira (20).
Segundo o assessor-chefe de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, José Batista Tomaz, a iniciativa tinha como objetivo reformular o documento ao mesmo tempo em que capacitava os colaboradores sobre a temática.
“Foi uma estratégia interessante pois, durante o trabalho de melhoria do instrumento e exposição dos conteúdos, as pessoas aprendiam na prática. Realmente, é muito importante termos finalizado o curso com essa atualização do nosso PPP, considerado a nossa constituição”, explicou.
A atividade formativa teve duração de 80 horas e foi conduzida pela técnica do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes) do equipamento, Leni Nobre, de forma presencial.
Resultados
Ao todo, 24 profissionais integraram a turma que, de acordo com a Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) da ESP/CE, alcançou 96% de aprovação. Os inscritos eram dos seguintes setores do equipamento: Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) – três alunos; Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) – cinco alunos; Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde (Dicit) – três alunos; Diretoria Administrativo-Financeira (Diafi) – três alunos; Adese – oito alunos; Assessoria Jurídica (Asjur) – um aluno; e Assessoria de Desenvolvimento Institucional e Comunicação (Adins) – um aluno.
Quase 80% do grupo avaliou o curso como ótimo ou bom, considerando planejamento e a organização, assim como o currículo adequado ao PPP. A avaliação da carga horária também foi positiva, sendo considerada pelos discentes como suficiente.