ESP/CE alcança nível máximo em certificação do Ministério da Gestão e da Inovação

5 de abril de 2024 - 09:27 # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Deborah Muniz

Certificado considerou o desempenho da autarquia em oito eixos; Governança e Práticas Destacadas alcançaram as melhores pontuações

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), amplia escore no Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG) e conquista Bronze – 4, maior nível do certificado emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges).

O IMGG é um mecanismo que visa referenciar o nível de maturidade da governança e da gestão de organizações públicas que operacionalizam recursos oriundos das transferências e parcerias da União.

Na atual análise, a ESP/CE alcançou 87,3 de 100 pontos. A nota é quase o dobro da conquistada na avaliação passada, em 2021, quando a pontuação foi 45,04, dentro da categoria Bronze – 2.

Para alcançar o atual resultado, no último semestre, a Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da ESP/CE mobilizou um grupo de trabalho, envolvendo diversos setores da autarquia, com o objetivo de aplicar o instrumento internamente.

“Esse aumento da nota na certificação ressalta o constante compromisso institucional com a excelência da governança, da gestão e dos serviços disponibilizados pela ESP/CE”, destaca a gestora da Ascoi, Dellane Emanuelle Damasceno.

Critérios

Oito critérios são considerados pela certificação: Práticas Destacadas, Governança, Sustentabilidade, Estratégias e Planos, Público-alvo, Capital Intelectual, Processos e Valor Público. Nesses dois primeiros, a ESP/CE obteve 100% dos escores disponíveis.

“A instituição está em constante busca pela transparência das ações executadas, disponibilizando, inclusive, uma gama de ferramentas e canais para o acesso às informações. Considerando toda essa mobilização, acredito que isso nos dá destaque nos dois critérios”, avalia Damasceno.

Suporte

Todo o processo de submissão de informações das instituições participantes do Governo do Ceará foi acompanhado por um representante da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).