ESP/CE recebe visita técnica de estudantes de Medicina da Uece
22 de maio de 2025 - 16:28 #ESP/CE #Estudantes de Medicina #UECE #visita técnica
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Foto e Vídeo: Raiane Ferreira
Projetos educacionais e estrutura organizacional da autarquia foram apresentados aos graduandos
Alinhar conceitos da teoria com a vivência prática. Foi com esse objetivo que a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) recebeu, nessa quarta-feira (21), uma visita técnica de estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Durante a atividade, os cerca de 20 discentes da formação foram apresentados aos projetos educacionais e à estrutura organizacional da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O momento integrou o cronograma da disciplina “Políticas Públicas em Saúde“, conduzida pela professora Gisele Arruda.
De acordo com a docente, a ação é uma oportunidade de reforçar o entendimento da turma sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto campo da prática para os futuros profissionais. Veja mais no depoimento da profissional:
Diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa recepcionou os futuros médicos e ressaltou a importância desse contato ainda durante a graduação com o conceito da Educação Permanente, independente da área de formação à qual o acadêmico esteja ligado. “A formação profissional acontece durante a vida toda. Precisamos estar permanentemente nos capacitando, porque isso é, também, um compromisso ético com a qualidade do serviço prestado, com a atenção à segurança do paciente e com a nossa própria prática profissional”, pontuou. Acompanharam a gestora membros das equipes da Superintendência, da Gestão de Pessoas e do Desenvolvimento Educacional.
Conhecimento vivenciado
Abrindo a programação da visita, os médicos em formação conheceram cada uma das áreas que compõem a instituição, com ênfase nas especificidades do programa de Residência Médica e, posteriormente, foram conduzidos à instalações do Centro de Simulação em Saúde (CSS), onde puderam realizar exercícios práticos sob supervisão da equipe responsável.
A universitária Juliana Barreto, 21, (foto – ao centro) destacou a dinâmica interativa da agenda como um diferencial para a aprendizagem. Ouça:
Da mesma forma, para Brenda Araújo, 21, a experiência agregou conhecimentos. “Sempre temos essa ideia de como é a Residência em Saúde, mas chegando aqui é que tivemos esse contato maior e detalhado sobre como a instituição funciona e isso é um incentivo durante nossa trajetória acadêmica”, afirmou.