ESP/CE passa a integrar grupo condutor de rede nacional de escolas de saúde pública

24 de novembro de 2023 - 17:21 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto, vídeo e áudio: Elon Nepomuceno
Foto: Arquivo pessoal

Superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona (ao centro), com os demais representantes das instituições eleitas para compor o grupo condutor da RedEscola

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi eleita, nessa quinta-feira (23), como uma das instituições representantes do Nordeste no grupo condutor da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola). Essa é a primeira vez que a autarquia ocupa a posição de titularidade no colegiado.

Junto ao equipamento cearense, instituições de Pernambuco e Piauí também foram escolhidas, reforçando o canal direto de diálogo para apresentar demandas da Região ao Ministério da Saúde (MS).

O mandato de um integrante do Grupo de Condução é de dois anos, podendo ser renovado por mais um período de 24 meses.

O pleito ocorreu durante o 23º encontro nacional da Rede, realizado em Brasília (DF). Na ocasião, estiveram presentes o superintendente Luciano Pamplona e a gerente de Educação Profissional em Saúde, Vanessa Araújo, representando a ESP/CE.

“Com os 30 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará, celebrados este ano, é um momento importante de maturidade para contribuir nesse grupo de condução das políticas e das discussões que temos junto ao Ministério da Saúde (MS) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a fim de captar e ampliar a atuação de todos os entes de formação de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Brasil”, destacou Pamplona. Aperte o play e confira mais detalhes:

Atribuições

O Grupo de Condução da RedEscola é uma instância estratégica, responsável pela gestão colegiada dos processos que contribuem para o andamento de agendas políticas e técnicas. O colegiado é composto por 10 instituições integrantes, sendo duas titulares por região, preferencialmente de diferentes estados.

Outras diversas atribuições estão presentes na rotina grupo, como propor e criar espaços de discussão e debates temáticos sobre temas relacionados à formação e educação na saúde; intercambiar experiências, recursos estratégicos e pedagógicos para socializar e potencializar os atores da Rede; e propor estratégias de fortalecimento e desenvolvimento institucional das escolas integrantes.

Encontro nacional

Nesta edição, o encontro nacional da RedEscola, que ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, na capital federal, também foi alusivo aos 15 anos de criação da entidade, tendo como tema central a Formação em saúde no enfrentamento das desigualdades e na reconstrução democrática do Brasil e do SUS: a importância da RedEscola.

“Foi um momento repleto de trocas de experiências entre escolas do SUS e universidades, estimulando discussões e ações que fortaleçam a educação permanente e a formação em saúde no País”, pontuou Vanessa Araújo.

Ouça:

 

Houve, ainda, espaços para exposição de produtos e serviços das instituições presentes. Na ocasião, a ESP/CE levou exemplares do capacete de respiração assistida Elmo e de produções técnico-científicas.

Sobre a RedEscola

Criada em 2008, a RedEscola tem papel fundamental na realização de ações estratégicas de formação para o SUS, que possibilita a construção e o compartilhamento de conhecimentos, estimulando debates e ações cooperativas para a Educação em Saúde e Formação em Saúde Pública e Coletiva no Brasil. Atualmente, é composta por 60 instituições formadoras distribuídas por todo o território nacional, abrangendo instituições estaduais, municipais, distritais e universidades.