Vigilância da Tuberculose: ESP/CE capacita profissionais de saúde em Sobral

11 de outubro de 2023 - 12:44 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal


Iniciativa educacional da ESP/CE beneficiou 30 profissionais

Apesar de o Brasil atuar sistematicamente na melhoria das atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose, ainda não há perspectiva de se alcançar a erradicação da doença. Nesse contexto, o trabalho  dos profissionais de saúde que atuam na área da Vigilância Epidemiológica assume um papel de protagonismo. 

Alinhada a essa frente de atuação e sendo um dos pilares para qualificar a categoria, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) concluiu, nesta quarta-feira (11), a primeira turma do curso básico de Vigilância e Manejo Clínico da Tuberculose. A formação ocorreu na cidade de Sobral e contemplou médicos e enfermeiros da Atenção Primária que atuam na Região Norte do Estado. 

Ao todo, 30 trabalhadores participaram da capacitação que tem como objetivo melhorar o diagnóstico da Infecção Latente da Tuberculose em adultos e crianças. Entre eles, o médico José Hermógenes, do município de Santana do Acaraú, distante 228 quilômetros de Fortaleza.

Nossa expectativa era a de nos atualizarmos e de poder rever determinados conceitos a partir da formação. De modo que ela nos suscitou justamente a importância de sempre considerar  o controle em relação à tuberculose nos nossos municípios”, destacou. 

O médico José Hermógenes (foto) atua em Santana do Acaraú e participou da formação em Sobral

O curso foi coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc).

Vigilância Epidemiológica

Os profissionais que atuam na área da Vigilância Epidemiológica são agentes fundamentais, por agirem diretamente na organização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)

O papel assumido por esses trabalhadores, nesse sentido, integra ações nos aspectos de coleta, processamento, análise e interpretação dos dados; bem como na adoção de medidas de controle apropriadas e nas suas consequentes avaliações de eficácia e efetividade do controle da tuberculose no país e na melhoria da saúde da população.