ESP/CE conclui nova turma de curso básico sobre ISTs em Sobral

2 de outubro de 2023 - 14:46 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal


Ao todo, 37 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde da Região Norte participaram da formação

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu as atividades da segunda turma do Curso Básico de IST/HIV/Aids, Sífilis Congênita e Hepatites Virais.

Ao todo, 37 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e na Vigilância Epidemiológica da Superintendência da Região Norte participaram da formação, que ocorreu no município de Sobral, entre os dias 25 e 29 de setembro.

A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento das ações com vistas ao planejamento, ao monitoramento e à avaliação das ações de prevenção e controle das doenças analisadas durante a trilha de aprendizagem.

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Meruoca, Mariana Lara foi uma das participantes do curso. Agora, com o conteúdo da formação absorvido, ela espera levar ao seu território novos conhecimentos e experiências sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Sabemos que o número de pessoas infectadas no Brasil vem crescendo e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade, enquanto profissionais. Por isso, procurar novos conhecimentos é algo que vai agregar tanto para mim quanto para a área onde eu atuo, nos espaços onde trabalhamos”, concluiu.

Com uma duração de 40 horas, o Curso Básico de IST/HIV/AIDS, Sífilis Congênita e Hepatites Virais foi coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.

A facilitadora do curso, Maria Vilani de Matos, fala sobre o reforço que os profissionais em formação podem trazer para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS):

 

Os profissionais que participaram dessa turma da formação atuam nos municípios de Sobral, Acaraú, Marco, Morrinhos, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús, Ipaporanga, Nova Russas, Tamboril, Camocim, Granja, Cariré, Forquilha, Frecheirinha, Ipu, Irauçuba, Massapê, Reriutaba e Varjota.