ESP/CE realiza capacitação sobre tratamento de acidente por animais peçonhentos

25 de outubro de 2023 - 12:57 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Arte gráfica: Rafael Medeiros
Foto: Arquivo

Compondo o Projeto de Endemias, ação que envolve cursos relacionados a essa temática, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia ligada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza mais uma Capacitação sobre Diagnóstico e Tratamento de Acidente por Animais Peçonhentos.

O curso, que inicia nesta quarta (25) e segue até quinta-feira (26), acontece no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), em Juazeiro do Norte (CE), de 8h às 17h. Ele está em sua quinta edição, mas é realizado pela primeira vez na região do Cariri.

Destinado a médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam na área hospitalar, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Ceará, a formação disponibiliza cerca de cem vagas para essas unidades de Saúde.

A atividade formativa também é voltada para profissionais de outros municípios que compõem a Superintendência da Região de Saúde do Cariri (SRSUL), selecionados de acordo com os dados epidemiológicos e com o tratamento disponível em suas respectivas regiões.

“Trata-se de uma atualização para aqueles que atuam na linha de frente nos serviços de urgência e emergência, contribuindo com o diagnóstico e tratamento precoce diante de um acidente com animal desse tipo”, explica a coordenadora do curso, Erilaine Corpes.

O curso nasceu da necessidade de ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais acerca do diagnóstico precoce, assim poderão proporcionar o tratamento adequado à população. “O objetivo é desenvolver práticas de saúde transformadoras, reflexivas, propositivas e articuladas com a sociedade, para a melhoria da qualidade de saúde no Estado do Ceará”, complementa Corpes.

Sobre o curso

O curso é destinado aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente nos serviços de urgência e emergência

A atividade formativa é realizada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da autarquia, em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat) da Sesa e com o Centro de Informação e Assistência em Toxicologia (Ciatox) do Instituto Doutor José Frota (IJF).

A formação, que possui carga horária de 16h, tem como base a aprendizagem significativa e a produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas, que serão dialogadas, durante o curso.

Manual de bolso

Para contribuir e dar assistência aos profissionais médicos e enfermeiros, diante de algum acidente por animais peçonhentos, foi criado o Guia de Bolso – Animais Peçonhentos do Estado do Ceará, primeiro do tipo lançado pela Sesa.

O material, desenvolvido pela Covat, Ciatox e com diagramação da assessoria de comunicação da ESP/CE, possui 68 páginas e conta com uma descrição sobre os tipos de animais normalmente encontrados no Ceará e recomendações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e do Ministério da Saúde (MS) .

“A primeira edição havia sido lançada em 2022 e essa é a versão atualizada, com algumas correções”, explica um dos facilitadores do curso e assessor técnico do grupo de trabalho de acidentes por animais peçonhentos da Sesa, Ivan Luiz de Almeida.

O guia é relevante para os profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência e está disponível no link abaixo:

ACESSE AQUI