Cuidados em Saúde Mental: ESP/CE inicia curso introdutório do Smaps

16 de agosto de 2023 - 15:33 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte Gráfica: Deborah Muniz

Projeto Smaps é constituído por cinco cursos voltados à saúde mental

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) iniciou, nesta quarta-feira (16), as atividades do Curso Introdutório em Cuidados Primários em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, do Projeto Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps).

A capacitação é voltada para profissionais de saúde com nível superior e gestores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e na Rede de Atenção à Saúde (Ras). Até o momento, cerca de mil pessoas estão inscritas na iniciativa.

O curso compreende uma das cinco trilhas formativas do Smaps e é ofertado pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A proposta pedagógica do projeto prioriza o desenvolvimento de competências que fortaleçam a identificação, a avaliação, o manejo e o acompanhamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de substâncias, usando recursos disponíveis em seus próprios territórios.

A aula inaugural ocorreu remotamente e contou com a participação do superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; o coordenador do Smaps, André Tavares; a coordenadora da Copom/Sesa, Rane Félix; e a consultora nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e Violências da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Cláudia Braga.

Pamplona destacou a promoção do conhecimento em Saúde Mental como uma das prioridades da atual gestão. “A Atenção Primária será uma das áreas onde iremos dedicar o maior tempo possível para a qualificação e valorização dos nossos profissionais de saúde”, disse.

Agenda

Para 2023, o Smaps prevê a oferta de cinco cursos com cargas horárias de 60 horas divididos em: Introdutório; Clínico Básico 1 – Depressão e Suicídio/Automutilação; e Clínico Básico 2- Psicoses e outros problemas importantes de Saúde Mental; e um curso de 80 horas de duração (Clínico Avançado 1 – infantil).

Leia também: ESP/CE abre inscrições para mais de duas mil vagas para formação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

“A ideia dessa trilha de formação assíncrona é a de a gente universalizar o acesso dos profissionais de saúde do Estado a esses conhecimentos e criar esse grande movimento de educação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, a partir da organização junto a esses trabalhadores”, reforça André Tavares.