ESP/CE apresenta experiência no VIII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

20 de maio de 2022 - 14:47 # # #

Texto: Daniel Araújo / Assessoria de Comunicação da Sesa Arte Gráfica / Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa / Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), realiza apresentação neste segundo dia de atividades do VIII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, que ocorre na sede da autarquia estadual, conta com a com a presença de gestores e técnicos do segmento, além de representantes de entidades dos nove estados da região.

Na tarde desta sexta-feira (20), será apresentada a experiência do curso de Aperfeiçoamento de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Na ocasião, a supervisora da formação, Francilete Viana, apresentará o trabalho “Educação Permanente para Formação de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat): uma ação inovadora de Vigilância à Saúde do(a) Trabalhador(a)”.

De acordo com Francilete, essa é uma oportunidade de partilhar o projeto com um maior número de pessoas, além de ser uma oportunidade de divulgar as ações e resultados que o curso tem alcançado junto aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Saúde do Trabalhador

Ofertado pela ESP/CE de modo descentralizado em diferentes Regiões do Ceará, o curso de Aperfeiçoamento de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é direcionado a profissionais que atuam na Vigilância em Saúde ou Atenção Primária nos municípios cearenses. A Escola iniciou no último mês de abril uma nova turma com profissionais da Superintendência Regional de Saúde Norte.

VIII Encontro Macrorregional

O VIII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora contou com o lançamento de um edital pela Sesa. Todos os resumos e experiências exitosas estão divididos em quatro diferentes eixos referentes à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica composta por técnicos da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e representantes do Controle Social em Saúde do Trabalhador.