ESP/CE abre nova turma do curso de aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para Região Norte

22 de abril de 2022 - 14:16 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE

Tem início na terça-feira (26) mais uma turma do curso de Aperfeiçoamento de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Desta vez, serão capacitados profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Superintendência Regional de Saúde Norte.

A iniciativa é fruto de parceria entre Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Covat) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Com carga horária de 180 horas, a capacitação busca qualificar o grupo para atuar como referência técnica no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias à implantação/implementação das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) na Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Estado do Ceará.

No total, foram disponibilizadas 60 vagas para a turma. Todas preenchidas previamente, após o recebimento dos ofícios de mobilização por parte dos gestores da Superintendência Regional.

Público contemplado

– Profissionais de saúde que atuam na Vigilância em Saúde ou Atenção Primária nos municípios cearenses – Referências Técnica em Saúde do Trabalhador;
– Trabalhadores vinculados à equipe multiprofissional dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (municipais, regional e estadual);
– Técnicos de Vigilância Epidemiológica das unidades sentinelas estaduais em Saúde do Trabalhador;
– Técnicos de Vigilância em Saúde (epidemiológica, sanitária, do trabalhador e ambiental).

Calendário
O curso possui um ciclo de atividades, dividido em três módulos, que seguirá até o próximo mês de julho. Já as aulas acontecerão de forma remota, por meio de videoconferências, sempre de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Mais informações:

Gerência de Educação Permanente em Saúde (GEDUC) da ESP/CE