ESP/CE realiza visita à estrutura do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco)

11 de abril de 2022 - 16:23 # # # # #

Texto e fotos: Daniel Araújo

Equipes da ESP/CE foram recebidas pelos gestores do Idesco

Representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) visitaram na manhã desta segunda-feira (11) a sede do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco). A equipe da Escola foi recebida pelos gestores do instituto e conheceram a sua estrutura. 

Estiveram presentes o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, a Diretora de Inovação e Tecnologia, Alice Pequeno, o Gerente de Inovação e Soluções Digitais, Uirá Porã, e representantes do Laboratório de Inovação do SUS no Ceará (Felicilab). Durante o encontro, foram visitados os setores de produção, o Laboratório de Prototipação de Tecnologias em Saúde (LPS), Laboratório de de Inteligência em Gestão de Ambientes Complexos (LIG), além dos setores administrativos e da área de convivência do Idesco. 

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, falou do papel da autarquia na implantação de uma cultura de inovação em saúde e no fortalecimento desse ecossistema no Ceará. “À frente da ESP, eu tenho essa missão de trabalhar para implantar uma cultura da inovação em saúde. É uma satisfação estar aqui com o Idesco porque precisamos realmente sair das caixas. Se quisermos inovar, não tem outro caminho”, afirmou.

A parceria entre a ESP e o Idesco foi firmada em dezembro de 2021 e propõe a criação de uma Rede de Inovação Aberta em Saúde no Ceará

“Na ESP/CE, nós estamos respirando inovação. Plantando e vendo isso florescer na Escola ao mesmo tempo em que trabalhamos para o fortalecimento desse ecossistema”, completou Alice Pequeno, diretora de Inovação e Tecnologias (Ditec) da instituição.   

Da equipe do Idesco, participaram da recepção ao time da ESP/CE: Samuel Façanha, Nilo Alves, Hermano Carvalho, Roberto Pinto e Thiago Barros.

Parceria ESP/Idesco

A parceria entre a Escola e o instituto foi firmada em dezembro de 2021 e propõe a criação de uma Rede de Inovação Aberta em Saúde no Ceará. Pelo convênio, profissionais de saúde, pesquisadores e técnicos do setor industrial atuarão em conjunto para o desenvolvimento de dispositivos e soluções tecnológicas para o campo da saúde.  

A partir do acordo firmado entre as instituições, com duração inicial de cinco anos, o Idesco é responsável pelo LPS, divulgação das inovações a ele relacionados, gerenciamento de portfólio dos produtos e assessoramento da ESP/CE. À parceria caberá, ainda, o fortalecimento do papel da Escola, enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), no incentivo à produção e incorporação de conhecimento e novas tecnologias.