Rede de Inovação Aberta em Saúde tem primeira reunião oficial realizada

Texto: Juliana Marques
Fotos: Raiane Ferreira

Agenda integrou programação do Encontro Estadual de Inovação em Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, nesta quarta-feira (31), a primeira reunião oficial da Rede de Inovação Aberta em Saúde (Rias). O momento aconteceu na sede da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e integrou a programação do Encontro Estadual de Inovação em Saúde (Incore).

Representantes de 14 instituições compareceram à agenda, que teve como objetivo estreitar vínculos e planejar as ações da iniciativa.

“Estamos felizes com a presença de grande parte das instituições que abraçaram essa ideia. O nosso público-alvo é, há trinta anos, voltado à Educação na Saúde, portanto, a área da inovação ainda é um desafio. Com isso, é importante que entidades, com frentes de atuação nesse eixo, estejam em parceria com a gente”, destacou o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona.

“A ESP/CE vai contribuir para o fortalecimento dos projetos de inovação, dando uma competência que, às vezes, não é fácil de encontrar em outros locais, como o fato de trabalharmos com profissionais da saúde que estão em serviço e que podem fazer validações junto a instituições parceiras e apresentar demandas qualificadas”, complementou o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da autarquia, Sales Ávila.

Uma série de encontros ainda deve acontecer ao longo do ano, com foco nas entregas ligadas à inovação na área da Saúde.

Representantes de 14 instituições apoiadoras da Rias compareceram ao encontro

Histórico e objetivos

A Rias é um projeto executado pela ESP/CE em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), consistindo no desenvolvimento de projetos integrados de pesquisa e inovação na área da saúde, com um modelo de informação aberta.

A expectativa é de que, por meio dessa Rede, pesquisadores, profissionais de saúde e setor industrial possam atuar de maneira conjunta no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas, como invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, entre outros.

Desde o lançamento da Rede, em 2022, durante a ExpoESP, a Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde (Dicit) da ESP/CE intensifica diálogos e articula parcerias com atores importantes para o projeto.

Até o momento, cerca de 20 instituições confirmaram apoio. Mais da metade delas enviaram representantes ao primeiro compromisso da Rias: Universidade Federal do Ceará (UFC); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Serviço Social da Indústria (Sesi); Instituto do Câncer do Ceará (ICC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH); e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).