ExpoESP: Inauguração da Rede de Inovação Aberta em Saúde e show da banda O Verbo fizeram a segunda noite do evento

21 de novembro de 2022 - 09:15 # # # # #

Texto: Juliana Marques | Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira

Marcelo Alcantara, superintendente da ESP/CE, durante a solenidade de inauguração da Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará (RIAS)

A programação da noite da última sexta-feira (18), na ExpoESP no Centro de Eventos, em Fortaleza, teve a adesão de parcerias importantes para o cenário da saúde aliado à inovação do nosso estado, além de um encerramento com muita música ao som da banda de pop rock O Verbo.  

Várias instituições estiveram presentes no auditório 9 e participaram da solenidade de inauguração da Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará (RIAS), que teve seu termo de cooperação técnica firmado em dezembro de 2021, entre a Escola de Saúde Pública (ESP/CE) e o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).

21 instituições estiveram presentes na solenidade de inauguração da Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará

A rede consiste no desenvolvimento de projetos integrados de pesquisa e inovação na área da saúde em um modelo de informação aberta. “O componente da colaboração entre as instituições é um dos pilares desse contexto e é nesse sentido que essa rede vai se constituir. Com o apoio do Idesco será desenvolvido o modelo de governança da rede, fazendo capacitações, construindo a metodologia para gestão de um portfólio”, explicou a diretora de inovação e tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno. 

Por meio da RIAS, pesquisadores, profissionais de saúde e o setor industrial podem atuar conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas, como invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, entre outros.

Além disso, ainda segundo a gestora, o Idesco tem um Laboratório de Prototipação em Saúde e a ESP/CE um Laboratório de Inovação do SUS (Felicilab), permitindo que a parceria tenha um grande potencial para desenvolver dispositivos para a saúde e também para soluções digitais que minimizem os problemas da área no Ceará.

Para o diretor do Idesco, Nilo Alves, a parceria vai potencializar os serviços na área da saúde. “Considerando que a ESP/CE e o IDESCO são instituições que atuam em projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação, essa rede vai nos proporcionar um intercâmbio de conhecimentos e experiências”, comemorou.

Além do Idesco, representantes de diversos órgãos, também integrados ao RIAS, compareceram na solenidade como o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará – SECITECE, Carlos Décimo; a diretora de pesquisa, negócios e inovação tecnológica da Fundação Regional de Saúde – Funsaúde, Melissa Medeiros; representando o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, Flávio Clemente Deulefeu, estava o diretor de Gestão Estratégica e Financeira, Rivânio Paulino; o diretor da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia – Sobral/CE, Osmar Arruda da Ponte Neto; o diretor da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Carlile Lavor; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE,  prof. José Wally Mendonça Menezes; a vice-reitora da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Laura Hévila Inocêncio Leite; o vice-reitor de pesquisa da  Universidade de Fortaleza – Unifor, José Milton de Sousa Filho; o chefe de gabinete da reitoria e professor da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Marcos Aguiar Ribeiro; o secretário executivo do Instituto da Primeira Infância – IPREDE, Wladyr da Justa; o gerente do HUB de Inovação ICC Biolabs, Yves Meneses Gurgel; o diretor técnico do Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas – Sebrae, Alci Porto Gurgel Júnior; a coordenadora do curso de Biomedicina da Centro Universitário Christus – Unichristus, Cláudia Roberta de Andrade; o diretor geral da faculdade Rodolfo Teófilo, Manfredo Luiz Lins e Silva; a gerente de saúde e segurança do trabalho da Federação da Indústria do Estado do Ceará – Fiec, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, o Serviço Social da Indústria – Sesi, Veridiana Sales; e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, Marcelo Alcantara. 

O Verbo

Banda O Verbo se apresentando no encerramento do segundo dia de evento

A banda O Verbo subiu no palco do auditório principal por volta das 20h00 e, mesmo depois de um dia intenso de atividades, o público não deixou o cansaço falar mais alto. Cantaram, dançaram e até fizeram trenzinho ao som das músicas de nomes renomados do pop rock nacional. 

Dentre as canções do repertório estavam Frevo mulher, Sonífera ilha, Várias queixas, Exagerado, Anunciação, Óculos, Descobridor dos sete mares e Meu erro. Os idealizadores do projeto, Alex e Ponciano, tocam juntos há mais de 20 anos. Em 2002, com a entrada de Mauro e Wilson, a música começou a se tornar prioridade e a ser tratada com profissionalismo.

Tenho mais de 25 anos de carreira e já fiz muitos shows, mas ontem foi um dia ímpar. Fiquei muito feliz em ver a galera cantando e animados com a apresentação mesmo depois de dois dias intensos de programação”, disse o vocalista da banda, Mauro Oliveira.

A VIII ExpoESP teve como tema “Construindo um Sistema de Saúde Inteligente” e aconteceu de  17 a 19 de novembro, interrompendo uma pausa de 2 anos devido a pandemia da covid-19. Mais de 5 mil pessoas estiveram presentes. 

Confira os melhores momentos em nosso perfil do Instagram.