Concurso Município Inovador: começa prazo para detalhamento das práticas homologadas

19 de janeiro de 2022 - 15:34 # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes


Agentes públicos com práticas inovadoras homologadas para a Etapa Única de Avaliação do 1º Concurso Município Inovador já podem detalhar seus projetos, por meio do preenchimento do formulário on-line disponível no Mapa da Saúde. O prazo para realizar o procedimento começou nessa terça-feira (18) e seguirá até o dia 15 de fevereiro de 2022.

Após o período para interposição de recurso, o número de práticas em conformidade com o certame se manteve em 144. São projetos de 86 municípios. O resultado final com as iniciativas foi divulgado na última segunda-feira (17), no site do Programa Cuidar Melhor, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Todas as práticas homologadas receberão certificado de menção honrosa e serão publicadas como produções técnico-científicas pelo Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da Rede Sesa. As dez iniciativas mais bem avaliadas serão premiadas e publicadas na Cadernos ESP, revista científica da Escola.

As produções contemplam diversas temáticas, como a integralidade do cuidado materno-infantil; prevenção da gravidez na adolescência; cuidados relacionados à diabetes e hipertensão, à prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC) e ao infarto agudo do miocárdio (IAM); além da prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.

Dúvidas sobre o processo de detalhamento das práticas podem ser encaminhadas para o e-mail cenic@esp.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 98746-3335. Um tutorial também foi disponibilizado no canal da Escola no YouTube. Confira:

Capacitação

Na última sexta-feira (14), o Cenic realizou uma oficina virtual para os agentes públicos municipais. O objetivo da ação foi capacitar o grupo para o detalhamento das práticas inovadoras, a partir de métodos da escrita científica. Todo o conteúdo da atividade também está disponível no canal da ESP/CE no YouTube.