Escrita científica: oficina capacitará agentes públicos com práticas homologadas no Concurso Município Inovador nesta sexta (14)

13 de janeiro de 2022 - 15:39 # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: David Tomás

Agentes públicos cearenses com práticas homologadas no 1ª Concurso Município Inovador terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em escrita científica. Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Investigação Científica (Cenic), realizará uma oficina temática virtual para o grupo.

O objetivo da ação é capacitar os gestores da Saúde para a fase de detalhamento dos projetos inscritos no certame, que tem início na próxima semana.

Estão à frente da atividade o supervisor do Cenic e presidente da Comissão Executora do Concurso Município Inovador, Jadson Franco; a doutora em Cuidados Clínicos e editora científica da Cadernos ESP, Dayane Paiva; a doutora em Sociologia e pesquisadora do Cenic, Lourdes Santos; e a mestra em Saúde Coletiva e pesquisadora do Cenic, Jéssica Carvalho. A oficina também terá a participação do coordenador de Políticas Intersetoriais em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Caio Cavalcanti, que apresentará mais detalhes sobre o Programa Cuidar Melhor e o concurso.

Para Franco, o momento será importante, pois contribuirá para o alinhamento conceitual sobre as nuances da escrita científica. “A ideia é fazer com que esses municípios fiquem aptos a detalhar suas práticas inovadoras, sob um olhar metodológico, com rigor e critério científico na escrita”, explica o gestor.

Concurso Município Inovador

Iniciativa de estímulo às boas práticas de inovação em saúde, o Concurso Município Inovador tem por objetivos: incentivar a implantação e implementação de inovações na melhoria da qualidade dos serviços públicos de saúde prestados aos cidadãos nos municípios cearenses, assim como a produção de resultados positivos e eficientes para o serviço público; promover o reconhecimento e a valorização das ações de atenção integral à saúde em benefício da comunidade; disseminar soluções inovadoras que inspirem ou sirvam de referência para outros projetos, colaborando para o fortalecimento da capacidade da saúde municipal e dos princípios democráticos.

No total, 144 práticas inovadoras de 86 municípios cearenses foram homologadas para a Etapa Única de Avaliação. Todas elas receberão certificado de menção honrosa e serão publicadas como produções técnico-científicas pelo Centro de Investigação Científica da ESP/CE. Já as dez iniciativas mais bem avaliadas serão premiadas e publicadas na Cadernos ESP, revista científica da Escola.

As produções contemplam a integralidade do cuidado materno-infantil; prevenção da gravidez na adolescência; cuidados relacionados à diabetes e hipertensão, à prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC) e ao infarto agudo do miocárdio (IAM); além da prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.

Serviço

Oficina Escrita Científica: produzindo conhecimentos no âmbito do Programa Cuidar Melhor
Quando: sexta-feira (14)
Horário: 9h às 12h