Oficina de Produção do Conhecimento Científico orienta finalistas do Concurso Município Inovador

3 de maio de 2023 - 16:26 # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou nesta terça-feira (2) as atividades da segunda turma da “Oficina de Produção do Conhecimento Científico: escreva e publique seu artigo”. A iniciativa está sendo conduzida pela equipe da Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da autarquia estadual.

A capacitação será ofertada para os agentes públicos autores das 10 práticas inovadoras em saúde selecionadas na segunda edição do Concurso Município Inovador do Programa Cuidar Melhor Ceará. As oficinas serão compostas por 16 encontros que seguem até novembro de 2023.

De acordo com a equipe da Gepes, as capacitações objetivam promover o reconhecimento e a valorização das ações de atenção integral à saúde em benefício da comunidade e disseminar soluções inovadoras que inspirem ou sirvam de referência para outras iniciativas no âmbito municipal.

As 10 práticas vencedoras de mais essa edição do concurso serão publicizadas na modalidade de artigo científico em uma edição da Revista Cadernos ESP. A pesquisadora da Gerência, Lourdes Santos, explica que a partir de agora, esses profissionais irão exercer sua escrita acadêmica e produzir os artigos a partir dos trabalhos práticos realizados nos seus territórios de atuação.

A ideia é que eles coloquem no papel o que são essas práticas, como elas serão trabalhadas academicamente e quais os principais resultados que elas trarão para a população cearense”, completa Lourdes.

Cuidar Melhor

Iniciativa pioneira no Brasil, o Programa Cuidar Melhor foi lançado em janeiro de 2021  com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando a melhoria dos resultados em saúde.

O projeto pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo indicadores na Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Premiação Cuidar Melhor

Além dos incentivos financeiros da Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o programa estabelece uma premiação anual para os municípios que obtiverem os melhores resultados em indicadores de esforço e que venham a realizar práticas mais inovadoras em saúde.

Os indicadores da premiação, associados às prioridades do Programa Cuidar Melhor, são pactuados anualmente entre Estado, municípios e sociedade. Os indicadores foram monitorados ao longo de 2021 e, durante o primeiro trimestre de 2022, ocorreu a premiação dos municípios e equipes de saúde.