Oficina de produção do conhecimento científico orienta vencedores do 1º Concurso Município Inovador

31 de maio de 2022 - 16:41 # # #

Texto: Daniel Araújo / Assessoria de Comunicação da Sesa Arte Gráfica: Deborah Muniz

Os agente públicos autores das dez práticas inovadoras em saúde vencedoras do 1º Concurso Município Inovador do Programa Cuidar Melhor Ceará, participaram na manhã desta terça-feira (31) da “Primeira Oficina de Produção do Conhecimento Científico: escreva e publique seu artigo”.

A iniciativa, realizada Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), objetiva compartilhar as principais ferramentas de produção da escrita científica junto a esses profissionais.

Ao longo de toda a manhã, os vencedores do concurso participaram dessa capacitação, organizada e ministrada pelos membros da Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE. A atividade foi transmitida pelo canal do Youtube da ESP/CE.

Esse foi um momento de muita produção e muita escrita científica. E que bom é podermos pensar essas produções a partir de práticas inovadoras desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde”, afirma o gerente de pesquisa em Saúde da ESP, Jadson Franco.

A ideia, de acordo com a equipe organizadora da oficina, é promover o reconhecimento e a valorização das ações de atenção integral à saúde em benefício da comunidade e disseminar soluções inovadoras que inspirem ou sirvam de referência para outras iniciativas no âmbito municipal.

As 10 práticas vencedoras serão publicizadas na modalidade de artigo científico na Edição Especial da Revista Cadernos ESP.

Essas práticas são práticas diferenciadas e para a produção científica e produção do artigo elas necessitam de aparar algumas arestas e esse é um momento de diálogo e de realinhamos essas práticas antes de as publicarmos”, ressaltou a Dayane Paiva, editora científica da Cadernos ESP .

Além de Dayane e Jadson, o grupo que acompanhou os profissionais durante a atividade foi formado pelas pesquisadoras da Gepes: Jéssica Carvalho e Lourdes Santos. E com a participação do coordenador de Políticas Intersetoriais da Sesa, Caio Cavalcanti. A apresentação é feita pelo gerente de Pesquisa em Saúde da Escola, Jadson Franco.

Veja ou reveja a oficina virtual abaixo

A equipe organizadora da oficina orienta aos participantes a preencherem o formulário de participação da atividade como forma de validar a participação do município ao qual o gestor ou o profissional de saúde esteja representando com seu trabalho.

Cuidar Melhor

O Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde.

A ação pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Além dos incentivos financeiros da Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), com base em indicadores de impacto, definidos para o cálculo do Índice Municipal de Qualidade em Saúde (IQS), o Programa estabelece uma premiação anual para os municípios que obtiverem os melhores resultados em indicadores de esforço e que venham a realizar práticas mais inovadoras em saúde.