Serviço de ouvidoria da ESP/CE: você sabe como acionar?

15 de setembro de 2021 - 15:57 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Artes Gráficas: Deborah Muniz / David Tomás

Mais do que uma área destinada ao recebimento de reclamações ou denúncias institucionais, uma Ouvidoria é também um excelente espaço para o acolhimento e a troca de boas práticas, como o elogio, por exemplo. Foi movida por essa intenção, que a fisioterapeuta, Fátima Lima, fez questão de protocolar uma mensagem de agradecimento e devolutiva sobre o Curso de Especialização em Saúde Pública, ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Estudante egressa da quarta turma do Curso de Especialização em Saúde Pública em Sobral, ofertado pela Escola em caráter pioneiro na cidade da região norte, Fátima estende a mensagem a todo o corpo docente, apoio técnico e colegas de turma. “A pós-graduação foi e está sendo um divisor de águas. Com certeza minha vida pessoal e profissional diferencia-se entre antes e depois dessa vivência”, relata na manifestação enviada à ouvidoria da Escola.

Para a ouvidora setorial da ESP/CE, Dellane Emanuelle Damasceno, a manifestação é uma das formas mais efetivas que a gestão tem de balizar seus trabalhos. “O elogio nos mostra o olhar positivo do usuário do serviço público. Por meio dele conseguimos saber o grau de satisfação do cidadão com o serviço prestado pelo órgão”, afirma.

O agradecimento de Fátima ocorre em um contexto em que a ESP/CE realiza a conclusão da mais recente turma do curso, iniciada em 2019. A coordenadora do projeto, Lígia Lucena, reforça que o retorno por parte dos estudantes é um estímulo para a continuidade dos trabalhos no campo da educação em saúde.

“Os profissionais bravamente concluíram o Curso em um dos momentos mais difíceis da história da saúde pública no país, mas que mesmo sob tantas dificuldades enxergaram que essa formação vem para transformar vidas e fortalecer ainda mais o nosso Sistema Único de Saúde”, destaca.

Papel da Ouvidoria

Mas e você, sabe para que serve uma Ouvidoria? No contexto da gestão pública, a ouvidoria é um canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta possibilita um diálogo aberto com o poder público e o exercício do controle social pelo registro de sugestões, dúvidas, elogios, solicitações, reclamações e denúncias relativas aos serviços públicos.

A Ouvidoria da ESP/CE é uma Ouvidoria Setorial do Poder Executivo Estadual. Integrante da Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará, ela viabiliza um canal de comunicação entre os cidadãos e colaboradores com a gestão do órgão, dando tratativas às manifestações recebidas. O setor está vinculado diretamente à superintendência da escola que, ao receber a manifestação, encaminha para o setor responsável, estabelece um prazo de resposta, acompanha o andamento, analisa a resposta e retorna ao cidadão. As manifestações devem ser respondidas ao cidadão no prazo de até 20 dias corridos.

Papel do ouvidor

No contexto da gestão pública, é o ouvidor quem faz a comunicação direta entre os cidadãos e as instituições governamentais. Por meio da atuação desse profissional é que se torna possível o diálogo aberto com o poder público e o exercício diário do controle social, seja pelo registro de sugestões, denúncia, e claro, elogios relacionados aos serviços públicos em suas mais diferentes esferas.

Ouvidoria ESP/CE

E-mail: ouvidoria@esp.ce.gov.br