Nosso São João

22 de junho de 2011 - 16:05

Reza a lenda que Isabel e Maria eram primas e muito amigas também, apesar da diferença de idade existente entre ambas. Como costumavam visitar-se, em um dia que Isabel foi à casa da amiga, aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, trazendo preocupação para Maria, pois Isabel conceberia pela primeira vez e já contava com mais de quarenta anos de idade.

Maria então ponderou: Como poderei saber do nascimento dessa criança, pois quero ajudá-la a cuidar do seu filho? Isabel respondeu: Vou acender uma fogueira bem grande no cume do morro próximo da minha casa. Assim você poderá vê-la de longe e saberá que meu rebento nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma bandeira sobre ele. Isabel cumpriu a promessa.

Certo dia, Maria viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista. Filho de Isabel e Zacarias, nasceu no dia 24 de junho, na Palestina. Primo de Jesus Cristo, foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua enteada Salomé. Ele já pregava antes mesmo de Jesus às margens do rio Jordão e incomodava a moral da época. Através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que “devemos mudar nossos rumos para encontrar à luz”, sugerindo que o caminho para isso é a reflexão, pois todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós mesmos. Instituiu o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Jesus, simbolizando a purificação através da imersão na água.

Acender a fogueira  representa acender a luz interior, o calor do amor e a sabedoria, capazes de iluminar o pensamento.

O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João, marca o início dos eventos juninos e é festejado com fogos de artifícios, balões coloridos, fogueira, sem deixar de mencionar a dança da quadrilha, a pescaria e os quitutes. No hemisfério Sul as festividades juninas marcam o início da colheita da safra do ano e, nas regiões de maior latitude, onde existem as quatros estações climáticas definidas, nesse momento o inverno vai começando a se apresentar e o frio torna as festas ainda mais aconchegantes.

Aqui na ESP CE festejaremos São João com o “ARRAIA DA ESCOLA” que ocorrerá no dia 1º de julho, sexta-feira. A programação está recheada de atrações e atividades lúdico-cuturais que inclui a apresentação de uma quadrilha composta pelos usuários do CAPS Geral da Secretaria Regional II da Prefeitura de Fortaleza, além do “forró-pé-de-serra”, que animará também a quadrilha improvisada e muita dança. Os concurso de Literatura e Culinária Junina escolherão as melhores manifestações da produção escrita e da arte de cozinhar dos nossos trabalhadores.

Estamos aguardando a participação ativa de todos. Convocamos para que enviem seus escritos e receitas, trajem-se de matutos, participem da quadrilha e saboreiem os quitutes juninos, pé-de-moleque, pipoca, canjica, bolo de milho e outras iguarias de dar água na boca.

Participe, a festa é sua, é o NOSSO SÃO JOÃO. “Vamu forrozá gente!”.