Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde – Cursos Ofertados

6 de janeiro de 2009 - 18:40

1. DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS EM SAÚDE

1.1 Apresentação: O Curso de Desenvolvimento de Lideranças em Saúde se propõe a desenvolver novos líderes estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde – SUS, utilizando a estratégia de EAD, para atuarem no contexto de rápidas e sucessivas mudanças, tornando-as capazes de pensar e agir de forma ética, moral, técnica e humana, e ainda serem capazes de influenciar e liderar pessoas para melhores resultados no enfrentamento dos principais problemas de saúde.

1.2 Público-alvo:
– Lideranças no âmbito federal, estadual e municipal do Sistema Único de Saúde;
– Profissionais do Programa Saúde da Família;
– Demais profissionais interessados na área de gestão e liderança.

1.3 Objetivos:
– Criar um espaço de desenvolvimento profissional permanente no campo da gestão e da liderança e outros temas de interesse ao Sistema de Saúde; e
– Garantir a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem, para discussão e busca de resolução em torno dos desafios relacionados ao Sistema Único de Saúde – SUS.

1.4 Conteúdo:
O curso é composto de cinco módulo: Liderança e Aprendizagem; Desenvolvimento de Equipes; Desenvolvimento da Prática da Auto Motivação Humana; Excelência na Comunicação Interpessoal e Institucional e Administração de Conflitos e Negociação.

1.5 Metodologia:
A concepção didático-pedagógica do curso foi inspirada numa visão de aprendizagem dinâmica, difundida pelas teorias cognitivistas e sociointeracionistas. As atividades utilizam a técnica do estudo de caso e da autoavaliação. Essa opção metodológica visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a construção de competências específicas de gerenciamento e liderança.

1.6 Carga Horária: O Curso possui uma estrutura híbrida de aprendizagem, caracterizando-se por uma etapa virtual (on line) e outra presencial, com 24 horas por módulo.

2.
BÁSICO SOBRE DESENHO DE CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

2.1 Apresentação: O Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (CDES), da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP-Ce, deu início em 2008 ao Projeto de Desenvolvimento do Corpo Docente, com o objetivo de capacitar na área de educação para as profissões de saúde todos os docentes que atuam nos diferentes programas educacionais da ESP-CE. Foi também concluída a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), que estabelece as diretrizes educacionais a serem seguidas por todos os cursos oferecidos pela ESP-CE. Para dar início a essa capacitação o CDES propôs o Curso Básico sobre Desenho de Currículo Baseado em Competência.

De acordo com o PPP, cada currículo a ser desenhado deverá ser composto por uma justificativa, as competências, os objetivos de aprendizagem, o perfil da clientela (conhecimentos, habilidades e atitudes prévios), os princípios e as premissas educacionais, a estrutura (módulos, unidades, blocos etc), os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, o sistema de monitoramento e avaliação do aluno e do curso, e o sistema de organização e gerenciamento do curso.

2.2 Público-alvo: Docentes que atuam nos programas educacionais da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

2.3 Objetivos:
– Compreender as etapas para elaboração da justificativa de um currículo
– Utilizar instrumentos para a análise do perfil da potencial clientela de um curso
– Compreender o processo de elaboração dos objetivos de aprendizagem de um currículo
– Compreender os conceitos básicos para a definição das premissas educacionais de um currículo
– Utilizar critérios para a estruturação (estrutura e sequenciamento) de um currículo
– Compreender os passos para a elaboração de material didático de um currículo, incluindo o Manual do Curso e Guias do Facilitador e do Participante;
– Propor métodos e instrumentos para a montagem do sistema de avaliação do estudante
– Compreender o processo de implementação de um curso (organização e gerenciamento)
– Propor métodos e instrumentos para a montagem de um sistema de avaliação do curso.

2.4 Conteúdo:
Etapas para elaboração da justificativa de um currículo, instrumentos para a análise do perfil da potencial clientela de um curso, processo de elaboração dos objetivos de aprendizagem de um currículo, conceitos básicos para a definição das premissas educacionais de um currículo, critérios para a estruturação (estrutura e sequenciamento) de um currículo, passos para a elaboração de material didático de um currículo, incluindo o Manual do Curso e Guias do Facilitador e do Participante, métodos e instrumentos para a montagem do sistema de avaliação do estudante, processo de implementação de um curso (organização e gerenciamento), métodos e instrumentos para a montagem de um sistema de avaliação do curso.

2.5 Metodologia:
O Curso será desenvolvido por meio de uma série de oficinas presenciais e com atividades à distância, via correio eletrônico. As oficinas incluirão momentos mais teóricos, onde serão apresentados alguns conceitos e os passos relacionados com o desenho de currículo baseado em competências e momentos mais práticos, onde será realizada uma série de trabalhos em grupo para exercitar a elaboração de cada um dos componentes do currículo.

2.6 Carga Horária:
80 horas, sendo 40 horas presenciais e 40 horas à distância.

3. INTRODUTÓRIO EM EAD

3.1 Apresentação: A Política Estadual de Educação Permanente em Saúde tem como uma de suas diretrizes, transformar e qualificar as práticas de saúde, e reconhece a EAD como uma ferramenta essencial para atingir essa diretriz, ao fomentar o uso de tecnologias para a melhor formação profissional dos docentes.
Dessa forma, por intermédio do Centro de Educação para Profissões de Saúde-CEPS, o presente curso subsidia, de maneira introdutória, uma proposta de educação a distância de qualidade, consoante com os princípios pedagógicos e filosóficos que fundamentam a proposta pedagógica da ESP.

3.2 Público-alvo:  Docentes e técnicos envolvidos nos programas educacionais presenciais e à distância da ESP/CE.

3.3 Objetivos:
O curso tem como propósito sistematizar, de maneira introdutória, os conhecimentos sobre EAD, formando uma massa crítica sensibilizada e capacitada para utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação no ensino e desenvolverem as competências necessárias a atingir os objetivos definidos institucionalmente. 

3.4 Conteúdo:
– História da educação a distância: sua evolução social, tecnológica e proposta pedagógica.
– Legislação básica em EAD: Decretos, normas e resoluções que regulamentam a educação a distância em níveis Federal e Estadual. 

– Processo de transição didática de um conteúdo em material didático utilizado em educação a distância
– Introdução a avaliação da aprendizagem em educação a distância
– O tutor de cursos a distância: perfil e habilidades
– Principais ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em educação a distância e a sua função

3.5 Metodologia: Utilizará uma abordagem educacional mista, por meio de uma série de oficinas presenciais e atividades à distância.

3.6 Carga Horária: 40 horas