Especialização de VISA termina em clima de folia

Alunos, professores e gestores participaram, hoje, pela manhã, dia 8, do encerramento das aulas presenciais dos módulos da nona turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig).

O final dessa etapa aconteceu com a “Aula da Saudade” em clima de folia momina. A sala 3 do anexo da ESP/CE ganhou decoração carnavalesca e todos vestiram a fantasia da alegria e embalados por antigas marchinhas comemoraram essa conquista alcançada. Pela primeira vez, um curso de especialização obteve um resultado tão satisfatório: evasão zero. Ou seja, todos os inscritos chegaram até o final das atividades.

A “Aula da Saudade” foi prestigiada por Dolores Duarte, supervisora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA); por Marilac Coelho, professora do curso; Lígia Lucena, supervisora do Cevig; e Teresa Costa, coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária.

Os gestores, em seus depoimentos, destacaram a felicidade do resultado positivo obtido por essa especialização e parabenizaram os concludentes pela determinação de buscarem novos horizontes através da ampliação de conhecimentos profissionais, o que contemplará diretamente na melhoria dos serviços de saúde prestados à população na área da Vigilância Sanitária.

Próximo passo

O próximo passo será a entrega e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos 28 concludentes, que deverá ocorrer durante um seminário, no período de 22 a 26 de julho. Foram 18 meses de atividades. O curso concluiu a carga horária presencial obrigatória de 360 horas e agora terá 100 horas para finalização da redação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e solicitação da defesa junto à coordenação do curso, perfazendo a carga horária total de 460 horas.

Essa nona turma foi formada por 28 alunos representantes das seguintes unidades de saúde: Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES); Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Ceará (CVSPAF-CE/ANVISA) e Vigilância Sanitária dos municípios, composta por coordenadores e fiscais da Vigilância Sanitária. Os municípios contemplados são: Acaraú, Alto Santo, Barreira, Canindé, Catarina, Fortaleza, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pindoretama, Quixadá, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Sobral.

O curso

Há 18 anos, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária é ofertado pela ESP/CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA/CE), por meio da Coordenadoria de Proteção e Promoção à Saúde (COPROM) e do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS) e está inserido no processo de Educação Permanente em Vigilância da Saúde fomentado pelo governo estadual.

O curso tem por objetivo aperfeiçoar conhecimentos de profissionais atuantes no trabalho em Vigilância Sanitária, no âmbito do Sistema Único em Saúde do Ceará, na perspectiva de desenvolver competências específicas para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas à eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos sanitários decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços relacionados à saúde.

Agenda - Fevereiro 2019