Supesp realiza formação das equipes técnicas do PreVio junto à assessoria de prevenção e redução da violência do Estado

19 de abril de 2024 - 11:14 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Supesp

Iniciando a formação das equipes técnicas do Programa de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio), a Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) ministrou as primeiras aulas na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

A formação, realizada na última quarta-feira (17), foi conduzida pelo geógrafo e assessor da Dipas, Eudázio Sampaio, que na ocasião apresentou os principais resultados do diagnóstico de Fortaleza, por território. A exposição ocorreu de maneira dialogada com as equipes de cada um dos territórios de atuação, a partir de um “Panorama dos dados de violência e vulnerabilidade nos territórios do PreVio em Fortaleza”.

Atualmente, o município conta com seis territórios. Bairros de cinco desses territórios já foram selecionados para receber os projetos do PreVio. No Território I, estão Vicente Pinzón e Cais do Porto. No Território II, está Granja Lisboa, Território III, Jangurussu, no Território IV, estão Curió e Lagoa Redonda, e no Território V, está Barra do Ceará.

O assessor responsável pela formação destaca a importância desses diagnósticos no direcionamento das ações das equipes técnicas de cada território, uma vez que são identificados perfis de grupos específicos e áreas vulneráveis. “Os diagnósticos são, nesse sentido, uma ferramenta de atuação essencial nas ações para redução e prevenção à violência em Fortaleza e no Ceará e fortalece a indução de políticas públicas para o setor”, explica Eudázio.