Rede de Proteção à Infância: ESP/CE forma nova turma com profissionais da Saúde Indígena

27 de outubro de 2023 - 13:28 # # # #

Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira / Arquivo Pessoal

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta sexta-feira (27), a aula de encerramento das atividades da 11ª turma do Curso Rede de Proteção à Infância e Adolescência em Situação de Violência. Desde seu lançamento, em novembro de 2021, o projeto já capacitou mais de 400 profissionais da saúde em diversas regiões do Estado.

A capacitação foi ofertada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional e Saúde (Dieps), por meio da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro), e reuniu, prioritariamente, profissionais que atuam na área da Saúde Indígena e compõem a Rede de Proteção no Ceará, atuando diretamente nas esferas da prevenção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Nessa etapa de encerramento do curso, os participantes puderam apresentar seus projetos de intervenção, que são as atividades práticas desenvolvidas durante o treinamento e que foram aplicadas dentro dos seus campos de atuação e territórios.

Vivência prática

Uma dessas profissionais é Aline Carvalho (foto). Agente indígena de saneamento no município de Novo Oriente, ela realiza trabalho vinculado ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (Dsei-Ceará) e destaca a centralidade da formação nos processos de atualização e revisão das suas próprias tarefas cotidianas no atendimento à população.

É a partir de uma experiência como essa que conseguimos identificar e realizar os encaminhamentos mais adequados junto aos órgãos competentes, quando notamos que algum tipo de violência ocorre com uma criança, por exemplo”, cita a profissional de etnia potiguara.

O seu ofício diário na comunidade indígena Lagoinha dos Potiguara inclui visitas domiciliares, medição do teor de cloro presente na água consumida na localidade, atividades de educação em saúde nas escolas e nos grupos de apoio às mulheres da comunidade. “Esse é um trabalho contínuo e que, assim como a minha experiência no curso, significa muito para mim”, finaliza.

Nosso objetivo é aprimorar habilidades, atitudes e competências dos profissionais da Rede de Proteção dos municípios, como por exemplo os equipamentos de assistência social, saúde, educação, conselho tutelar, sistemas de garantias de direitos como um todo”, complementa Joelson Alves, coordenador da iniciativa.

O projeto

Ofertada pela ESP/CE em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Ceará, o projeto pretende viabilizar um espaço para discussão do funcionamento da Rede, sua importância e fragilidades, para a construção de novas abordagens focadas no cuidado ampliado, superando o isolamento das práticas profissionais, a fim de promover o atendimento integral preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Ouça

O coordenador do curso, Joelson Alves, fala sobre as características da formação