Biblioteca

11 de janeiro de 2019 - 13:03

A Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (Besp) foi criada junto com a fundação da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Tem como missão disponibilizar recursos bibliográficos, pertinentes aos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública do Ceará, eventos e demais atividades na área da saúde pública e ciências afins, para os docentes, discentes e profissionais da ESP/CE. É de livre consulta ao seu acervo para o público em geral com interesse na área da saúde pública e coletiva.

A Besp dispõe de uma área física de 125,27 m2, com espaço para estudos e pesquisas. Está equipada com 08 computadores, com acesso à Internet, que permitem consulta no catálogo online da BESP do Sistema de Gerenciamento de Biblioteca (Gnuteca) e acesso aos bancos de dados nacionais e internacionais.

O acervo é composto de livros, teses, dissertações e monografias, além das consultas online das bases de dados para pesquisas, tais como: portal de periódicos da CAPES, LILACS, MEDLINE, SCIELO, BVS/MS e bibliotecas virtuais em saúde de livre acesso.

O acervo por área de conhecimento está distribuído da seguinte forma:

Gestão e Administração; Especialidades Médicas; Política de Saúde do SUS; Educação; Educação em Saúde; Epidemiologia; Metodologia Científica; Promoção da Saúde; Saúde Ambiental; Saúde Mental; Vigilância em Saúde; Atenção Primária; E demais áreas relacionadas a saúde pública.

AÇÕES DA BIBLIOTECA: INICIATIVAS DE DISCUSSÃO

 

• Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (Besp)

• Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes)

 

PROMOÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO:

Realizado mensalmente na Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará, o evento objetiva abrir espaços dialógicos sobre as temáticas da saúde para favorecer a troca de conhecimento interprofissional, utilizando o espaço da biblioteca.

Também mensal, o projeto busca sensibilizar, melhorar a compreensão e incentivar a ação, com objetivo contribuir para a educação e promoção da saúde.

A iniciativa objetiva criar um acervo de histórias humanas a partir das experiências de vida trazidas por diferentes pessoas da sociedade civil. A premissa é simples: em horário específico, os “livros humanos” estarão presentes para “serem lidos” no espaço da biblioteca da Escola. Assim, quem tem uma história para contar fica frente a frente com quem quiser ler aquela história, em um bate-papo no ambiente da biblioteca.

 

SERVIÇOS:

 

A ficha catalográfica, um dos elementos obrigatórios dos trabalhos acadêmicos (TCC’s, dissertações e teses), é elaborada de acordo com as normas do Anglo-American Cataloging Rules – AACR2. Contém toda a descrição bibliográfica do trabalho, por meio das informações de autor, título, local de publicação, ano, etc. Seu tamanho padrão é 12,5 X 7,5 cm e deverá ser inserida no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos.

O Módulo de Elaboração de Ficha Catalográfica, disponibilizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, permite que por meio dos dados inseridos pelo usuário, a ficha seja gerada em formato PDF, já normalizada e pronta para download e/ou impressão. O módulo foi desenvolvido pela parceria entre a Gerência de Inovação e Soluções Digitais (GINOV) pelo Analista de Suporte Wandson Ferreira Alves e pelo Analista de Sistema Bruno Oliveira Ferreira Loureiro e a Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (BESP), pelo Bibliotecário João Araújo Santiago Martins, a partir dos códigos-fonte disponibilizados pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

MORE: Mecanismo On-line para Referências foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no âmbito do Projeto ALFA II-0465-A – RExNet Yippee (Remote Experimentation Network – Yielding an Inter-university peer-to-peer e-service), do qual a UFSC é uma das 10 universidades envolvidas dos 5 países participantes. Tanto o RExLab quanto o consórcio RExNet tem como princípio basilar, a inclusão social em todas as suas modalidades, e MORE não foge a essa regra, pois é um serviço gratuito.

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home- page e e-mail.

Além disso o programa automatiza alguns procedimentos, tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.
Acesse o MORE através do link: http://novo.more.ufsc.br/inicio

 

 

 

Links úteis: