11 de janeiro de 2019 - 13:03

O Centro de Documentação e Biblioteca (CEDOB) tem como missão disponibilizar recursos bibliográficos atualizados, pertinentes aos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública (ESP/CE), eventos e demais atividades na área da saúde públicas e ciências afins, por meio do acervo bibliográfico físico e on-line, para os docentes, discentes e profissionais da ESP/CE, bem como servidores do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Cedob oferece serviços como:
• Acesso a Internet;
• Atendimento ao usuário (serviço de referência);
• Catalogação na Publicação;
• Orientação e Normalização Bibliográfica;
• SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso  a Documentos);
• Consulta Local;
• Empréstimo Domiciliar;
• Links para Pesquisas Bibliográficas;
• Serviço de Alerta Bibliográfico.

Em 2006, o Cedob passou a integrar o Projeto de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS), iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o objetivo de democratizar o acesso às informações em saúde, integrando bibliotecas e unidades de informação de instituições federais, estaduais e municipais voltadas ao ensino, pesquisa e participação social. A Rede conta ainda com a base de dados Coleção Nacional de Fontes de Informação do SUS, considerada a memória técnica do SUS, compreendendo a produção bibliográfica e institucional de saúde pública no Brasil.

A biblioteca dispõe de um acervo de publicações especializado na área de Saúde Pública. O acervo do Cedob é informatizado e composto de 25.195 volumes entre livros, artigos de periódicos, teses, dissertações, monografias e documentos (manuais e folhetos institucionais), além da hemeroteca, videoteca, CD-ROMs.

Estação BVS – Biblioteca Virtual em Saúde:

A inauguração da Estação BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, em novembro de 2006, foi um passo decisivo com vistas a assegurar, ampliar e democratizar o acesso às informações em Saúde Pública nas unidades de informação e instituições do SUS-Ceará.

Pautada pela democratização do acesso à informação em Saúde, o Ceará já conta com duas Estações BVS. Atuando na promoção inclusão digital, a Estação BVS (www.bvs.br) permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico- científicas geradas por instituições do SUS e acadêmicas disponíveis na BVS. Através da BVS, o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências. A BVS faz parte de uma política de informação em saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais de Saúde, bem como para a consolidação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – www.saude.gov.br/bibliosus/.

Novas Aquisições:

Alerta Cedob é um boletim bimestral feito para divulgar as últimas aquisições da Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), sendo de grande valia para o aprofundamento e atualização dos que buscam enriquecer o processo de aprendizagem.

Links úteis: